domingo, 8 de janeiro de 2017


                           

                            CIA CABELO DE MARIA


Renata Mattar uniu-se ao músico Gustavo Finkler e, juntos, fundaram a Cia Cabelo de Maria, no ano de 2007. Inicialmente, a proposta era fazer um espetáculo com o vasto material recolhido por Renata em seus mais de 10 anos de pesquisa pelo Brasil registrando cantos de trabalho, ou seja, comunidades que ainda trabalhassem em mutirão cantando ou que alguma vez tivessem cantado no trabalho coletivo e ainda lembrassem daquelas cantigas.

No mesmo ano, foi apresentado o espetáculo no SESC Pinheiros e surgiu um convite do SESC SP para que a Cia Cabelo de Maria gravasse o seu primeiro cd com aquelas canções.

Em dezembro de 2007, o selo SESC lançou o CD “Cantos de Trabalho” com a Cia Cabelo de Maria e a participação das destaladeiras de fumo de Arapiraca, obtendo grande reconhecimento do público e da crítica especializada.

As cantigas apresentadas no show “Cantos de Trabalho” vêm das destaladeiras de fumo de Arapiraca (AL), das descascadeiras de mandioca de Porto Real do Colégio (AL), das plantadeiras de arroz de Propriá (SE), da farinhada da comunidade de Barrocas (BA), da colheita de cacau de Xique-Xique (BA), da bata do feijão de Serrinha (BA) e das fiandeiras de algodão do Vale do Jequitinhonha (MG).

Musicalmente, os arranjos privilegiam o formato acústico, passeando por uma variada gama de estilos e ritmos regionais brasileiros. As vozes femininas vêm em primeiro plano, auxiliadas pelos cantos e contracantos do violão, da viola caipira e do violino. A percussão é feita com instrumentos convencionais e com os próprios objetos utilizados na lida.

No ano de 2009 a gravadora Pôr do Som convidou a Cia Cabelo de Maria para gravar um cd com canções do período junino dedicado ao público infantil. Nascia aí São João do Carneirinho.

O CD São João do Carneirinho traz dezoito canções destinadas ao público infantil. Para comemorar, buscamos um repertório cheio de brincadeiras onde o público é convidado a participar cantando e fazendo várias brincadeiras.

O grupo faz uma celebração do período junino, quando se agradecem as colheitas realizadas e se acendem as fogueiras fazendo pedidos para o próximo ano.
Coco, xote, baião, marchinhas, formam a riqueza e a variedade de ritmos para alegrar a garotada em “São João do Carneirinho” .

Uma homenagem a Luiz Gonzaga, o eterno rei do baião, que nesse ano completa o seu centenário de nascimento e que tantas canções de São João compôs. Além dele, outros compositores constam do espetáculo. Clássicos como “Farofa fa” e “Severina Xique Xique” garantem a diversão.

O espetáculo foi contemplado pelo projeto Rumos – Itaú Cultural e gravou o seu dvd no mês de julho de 2011.

Já em 2010 a Editora Saraiva juntamente com o escritor Ricardo Azevedo convidaram a Cia Cabelo de Maria a musicar os poemas deste autor no livro “Como Tudo Começou”.
Uma idéia antiga de Ricardo era tornar canções os poemas do citado livro. Para isso, chamou o músico Gustavo Finkler e os dois realizaram doze parcerias, que compõem este espetáculo e que agora estarão em um cd encartado no livro.

São músicas que passeiam por diversos ritmos brasileiros e do cone sul, como baião, chacarera, samba, valsa brasileira e outros.

Os poemas falam do nascimento e de toda a intensidade de se chegar ao mundo. Pais, avós, brinquedos, imagens, tudo é novidade para o recém chegado. Como diz Ricardo Azevedo, “cada pessoa que nasce tem a vida em sua mão”.

Um trabalho sensível e divertido para todas as idades: dos bebês homenageados nos poemas aos avós dos mesmos.

No início de março, a Cia Cabelo de Maria finalizou as gravações do seu novo cd, intitulado “Pancada Motor”, antigo nome dado ao Baianá, folguedo originário de Pernambuco que teve o seu auge em Alagoas, entre os anos 20 e 50. Contagiante ritmicamente, com letras impressionantes e melodias lindas, os baianás registrados no novo trabalho do grupo têm tudo para encantar novamente o público. O seu lançamento está previsto para agosto/setembro de 2012.

Além disso, Renata segue sua pesquisa com música regional brasileira e, dada a qualidade do material, sem demora a Cia Cabelo de Maria apresentará novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário