sábado, 14 de janeiro de 2017


Natural de Ouricuri-PE, Franz Granja participa de documentário internacional



O ator ouricuriense, que mora em São Paulo há sete anos, vem ganhando destaque em trabalhos no teatro, TV, cinema e publicidade. O ator participou pela primeira vez de uma produção internacional, ele está no elenco do documentário “Amozon Adventure 3D”, filme produzido pela Aventuras Produções e coprodução entre Brasil, Inglaterra e Canadá, e mostra as aventuras do inglês Henry Walter Bates, um dos mais importantes cientistas da biologia evolucionista, na Amazônia. As gravações aconteceram no mês de setembro em Paraty/RJ.
Durante a expedição, que começou em 1848 e durou 11 anos, o cientista registrou 14 mil espécies, sendo oito mil desconhecidas. Franz Granja interpreta Bates, que além de um grande zoólogo, também era botânico, quando jovem, assim que chega ao Brasil. Ele ressalta que a produção é o primeiro filme em 3D rodado no Brasil, com conteúdo que alia ciência, entretenimento e alta tecnologia.


O ator descreve seu personagem como um cara sonhador, que chega à Amazônia disposto a pesquisar sobre a evolução de várias espécies. Sobre ser escolhido para interpretar o papel, ele acredita que a sua semelhança com o cientista contribuiu. E quando questionado sobre as dificuldades em interpretar um personagem que só fala inglês, o ator responde “não tive dificuldades, não há áudio direto nas cenas que gravei. São situações que mostram a chegada dele à Amazônia com seu amigo e também pesquisador Alfred Russel Wallace. A única parte desagradável, é que fiquei muito enjoado com o balanço do barco, mas, pra mim isso só foi mais um desafio. Sempre que o diretor Mike Slee falava “Ação” eu estava pronto para a cena”, acrescenta.
Carreira
O primeiro contato com o palco foi aos 11 anos, na peça “A paixão de Cristo”. Já aos 14 anos interpretou o Rei, na peça o Rei e o lenhador. Mas, é aos 16 que entra no grupo de teatro Tião do Araripe, Cia fundada pelo saudoso Frei Dimas Marleno, em meados do ano de 2006, a partir de então decide, de fato, tornar-se ator.
O Tião do Araripe produzia peças religiosas, apresentadas principalmente nas festas de padroeiros do município, e em romarias de cidades da região do Araripe. Em seu último ano de existência, 2009, o grupo expandiu suas produções para textos além dos religiosos. O ator destaca que um dos personagens que mais lhe marcou foi o Dr. Jean Claude, na peça o Alto de Nossa Senhora de Lourdes, e lembra: “Foi a primeira vez que saí da minha zona de conforto e tive que construir um personagem que não tinha nada a ver com a minha personalidade. Ainda sobre essa peça, lembro do dia que me apresentei no Teatro Carlota Peixoto, foi uma grande realização”, comenta nostálgico.
“O Tião é um grupo que eu sempre lembro com muita alegria, todas as críticas que ouvi do diretor foram muito importantes para o meu crescimento, se hoje me dedico tanto à profissão de ator, é porque lá eu tive a oportunidade de dar os primeiros passos e cada vez mais me encantar pelo o teatro. Tenho muita gratidão pelo Frei Dimas Marleno e todos os colegas”, declarou o artista.
O teatro de rua ficou pequeno para o ator, e em 2009 ele migra para São Paulo/SP, fez cursos de teatro, e participou das montagens: Alucinações, delírios e devaneios, com texto e direção de Aranaldo D’Ávila e Jedsom Kárta, “Mazzaropis” (Comédia musical), com texto e direção também de Aranaldo D’Ávila e Jedsom Kárta. Como produtor, trabalhou na montagem do espetáculo “Monólogos da escuridão” com texto de Marcos Lopes. Em sua trajetória precisou enfrentar muitos obstáculos, ele conta que o medo foi um dos principais, “a vida de um artista requer muita coragem”, afirma. E foi enfrentando esses medos que Franz conseguiu chegar ao seu objetivo e hoje vive exclusivamente de sua arte.
Em 2015 ele inicia na publicidade, e desde então não parou mais, trabalhou em campanhas como Orloff Vodka, Skol Olimpíadas, Trident, e governo de São Paulo. Ainda teve participação na TV, atuou nas novelas ‘Cúmplices de um Resgate (SBT)’, na série ‘A garota da Moto (SBT)’ e ‘Haja Coração (Globo)’. Este ano o ator se lança em um novo desafio ao interpretar seu primeiro protagonista no cinema, deu vida ao personagem Dimitre de Lavaud, no curta metragem “Osasco 1910” com direção de Luiz Junior e produzido pela Operahaus filmes. “Esse projeto foi minha porta de entrada para o cinema, estou muito feliz com esse momento”, completa. Em 2017 o ator continua ocupando as telonas, dessa vez é uma participação no longa “O homem perfeito”, estrelado pela atriz Luana Piovani.
Por Lívia Agra e fotos arquivo pessoal/Elismar Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário