Foto: Priscilla Buhr
Foto: Priscilla Buhr
Tradição pré-carnavalesca comemora 34 anos de existência.
A tradicional agremiação alusiva a uma lenda fantasmagórica conhecida por mulher da sombrinha, originada em Catende, na Mata Sul de Pernambuco, integra a programação pré-carnavalesca da cidade. Com apoio do Governo do Estado, através da Secult-PE e da Fundarpe, a 30ª edição do bloco ‘A Mulher da Sombrinha’, Patrimônio Imaterial de Pernambuco, estará novamente envolvendo o mistério do traje que a boneca gigante veste, o qual só é revelado durante a realização do cortejo.
Possuindo como tema ‘Vou danado pra Catende, com vontade de pular!’, o pré-carnaval da cidade conta no aquecimento para a Folia de Momo, com a animação de atrações como o trio e banda Asas da América, Gil Bala e DJ André, bloco Os Atrevidos, Igor Kannario, Trio da Huanna, bloco Os Vagabundos e a banda Virados do Forró.
No sábado (18), o cortejo do bloco ‘A Mulher da Sombrinha’ estará saindo pontualmente à meia noite, da frente do Cemitério Sagrada Família, localizado no centro da cidade, contando com apresentações dos cantores Marcos Catende e Geraldinho Lins, além das bandas Peões Elétrico e Harmonia do Samba. A Prefeitura de Catende, responsável pela realização do cortejo da agremiação, estima que este ano cerca de 10 mil pessoas estejam participando da programação, que se estende até o domingo (20).
A lenda da mulher da sombrinha, que é cercada de mistério e que permanece até hoje nos comentários da população da cidade, também envolve o desaparecimento da mulher em frente ao portão do cemitério, na presença das vítimas seduzidas, como também de homens que terminaram acordando em cima de uma cova. O bloco foi criado no ano de 1983, pelos carnavalescos Tomires e Jorge Benjamim, com incentivo de um grupo de amigos. Atualmente, a agremiação é mantida pela prefeitura local.
Programação do pré-carnaval 2017 de Catende:
- Quinta-feira, 16 de fevereiro21h | Centro da cidade
Atrações: Trio e Banda Asas da América
- Sexta-feira, 17 de fevereiro
21h | Centro da cidade
Atrações: Gil Bala e DJ André, bloco Os Atrevidos e Igor Kannario
- Sábado, 18 de fevereiro
Meia noite | Cortejo do bloco ‘A Mulher da Sombrinha’
Saída do Cemitério Sagrada Família
Atrações: Marcos Catende, Geraldinho Lins, Peões Elétrico e Harmonia do Samba
Domingo, 19 de fevereiro
21h | Centro da cidade
Atrações: Trio da Huanna, bloco Os Vagabundos e Virados do Forró