terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

         


BONECOS  DE  BELÉM  DO  SÃO FRANCISCO

Conhecido como o berço dos famosos bonecos gigantes, que já viraram ícone do Carnaval e indispensáveis na folia das ladeiras de Olinda, Belém de São Francisco é também uma região considerada como um dos principais pólos carnavalescos  do estado.



 O município ribeirinho fica situado na região do Médio São Francisco,no Sertão do Estado de Pernambuco.Durante os festejos da época, o casal  de bonecos  Zé Pereira e Vitalina são atrações garantidas e super esperadas durante a festa. O sábado de Zé Pereira, por exemplo,  é bastante animado, com os foliões aguardando o casal de bonecos que chegam de barco na orla fluvial da cidade,e assim dando inicio os festejos de momo com  desfile de bonecos e agremiações fazendo a alegria dos foliões locais e turistas. 





os bonecos gigantes surgem na europa,provavelmente na idade média,sob a influência dos mitos pagãos escondidos pelos temores da minquisição. Chega em Pernambuco através da pequena Belém do São Francisco no Sertão do estado.

Os bonecos surgiram da vontade de um jovem sonhador que ouvia relatos de um Padre Belga sobre o uso de bonecos nas festas religiosas da europa. O primeiro boneco foi às ruas de Belém no carnaval de 1919 com o surgimento do personagem Zé Pereira,confeccionado em corpo de madeira e cabeça em papel machê,somente no ano de 1029 resolveram criar sua companheira, uma boneca batizada com nome de Vitalina.


A tradição de bonecos gigantes,iniciada em Belém do São Francisco,ganhou as ladeiras de Olinda em 1932,com a criação do Homem da Meia Noite,confeccionado pelas mãos dos artístas plástico Anacleto e Bernardino da Silva,em 1937 surgiu  a Mulher do Dia,em 1974 foia vez do Menino da Tarde pelas mãos do artista plástico Silvio Botelho,que popularizou a tradição com criação do Encontro dos Bonecos Gigantes,onde vários bonecos de diversos artistas se encontram para um grande desfile pelo sitio histórico de Olinda na terça-feira de carnaval.



Nenhum comentário:

Postar um comentário