quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Cariri Olindense faz festa nesta 4ª feira para celebrar 96 anos

A mais antiga troça de Olinda vai sair com orquestra e passistas pelas ruas do Sítio Histórico hoje à noite.
Para marcar o aniversário de 96 anos, Cariri Olindense levará orquestra de frevo e passistas pelo Sítio Histórico nesta 4ª feira / Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem
Para marcar o aniversário de 96 anos, Cariri Olindense levará orquestra de frevo e passistas pelo Sítio Histórico nesta 4ª feira
Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem
Margarida Azevedo
Tem festa hoje em Olinda. É aniversário de 96 anos do Cariri Olindense, a troça mais antiga do município e que, tradicionalmente, abria o Reinado de Momo na Cidade Patrimônio da Humanidade, na segunda década do século passado. É com frevo que foliões e fãs da agremiação vão celebrar a data nesta quarta-feira. Orquestra e passistas desfilarão pelas ruas do Sítio Histórico a partir das 19h. Uma hora mais cedo haverá o parabéns pra você com corte de bolo na sede da troça, localizada ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe.

Além de festejar a idade nova, o Cariri exaltará o título de Patrimônio Vivo, conquistado ano passado e concedido pelo governo do Estado. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento. Por isso, a comemoração será dupla, pelos 96 anos e por sermos agora Patrimônio Vivo de Pernambuco”, ressalta o tesoureiro da troça, Romildo Canuto. Ele é neto de Augusto Canuto, funileiro que fundou o Cariri em 15 de fevereiro de 1921 com um grupo de amigos.

Uma das marcas da troça, garante a direção, é ter orquestra de frevo da melhor qualidade. Então, prepare as canelas e coloque um sapato confortável na noite de hoje. Caberá aomaestro Oséas, famoso por estar à frente de um afiado time de músicos, comandar o cortejo.

A saída é da sede rumo aos Quatro Cantos, passando pelo Largo do Amparo e Rua do Amparo. “Até os Quatro Cantos o trajeto é esse. De lá em diante, não sei. Vai depender da empolgação do público. Se tiver animado, a gente estica o desfile”, afirma Romildo.

Como presente de aniversário, o Cariri pede alimentos não-perecíveis ou produtos de higiene. As doações serão entregues ao Abrigo Imaculada Conceição, que atende 21 idosas e fica no bairro de Guadalupe, no Sítio Histórico. “Toda contribuição é sempre bem-vinda. É maravilhoso saber que tem gente preocupada em nos ajudar”, comenta a administradora do abrigo, Sueli Costa.

CHAVE

O símbolo do Cariri Olindense é uma chave, confeccionada pelo funileiro Augusto Canuto. No início do século passado, o Carnaval só começava oficialmente no domingo e é por isso que a troça diz que abre a folia, embora dezenas de blocos lotem atualmente as ruas olindenses no Sábado de Zé Pereira. A agremiação sai às 4h.
Durante quatro horas percorre o Sítio Histórico, sendo muito aplaudida. Um dos momentos mais emocionantes é a saudação que o Homem da Meia Noite faz ao Cariri quando o calunga passa na sede da agremiação antes de encerrar seu concorrido desfile.

JC ON LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário