Foto: Roberta Guimarães
Foto: Roberta Guimarães
O Mestre Biu Alexandre, do Cavalo Marinho Estrela de Ouro da cidade de Condado, é um dos facilitadores das atividades oferecidas.
Informações da assessoria
Com o intuito de promover oportunidades de aperfeiçoamento nos segmentos de música e cultura popular, tanto para estudantes como ao público em geral, o Centro Cultural Grupo Bongar, em parceria com a Associação Respeita Januário, o Sesc-PE e o Paço do Frevo, inicia nesta terça-feira (7) o evento ‘OCUPE – Oficinas Culturais de Pernambuco’. A iniciativa, composta por atividades de formação em cavalo-marinho, ritmos afro-brasileiros e percussão, conta com a facilitação de mestres e fazedores de cultura.
Nesta primeira edição serão realizadas oficinas de Cavalo Marinho, com o mestre Biu Alexandre, de Condado; Coco da Xambá, com o Grupo Bongar, da Comunidade Xambá; Toques de Candomblé, com o ogan Tãozinho, do terreiro Nanã Burunku, em Olinda; uma vivência do Frevo, no Paço do Frevo; e uma Vicência no Terreiro Xambá, em Olinda. As oficinas serão ministradas no Centro Cultural Grupo Bongar.
A ideia é que o evento seja realizado anualmente, neste período que antecede o Carnaval. Na oficina de Cavalo-Marinho, os participantes terão contato não só com a música, mas também com a dança e o teatro. Mestre Biu Alexandre utilizará alguns personagens, durante a oficina. A oficina do Coco da Xambá abordará a história do Coco, suas mais diversas vertentes e sua dança. Durante a oficina de Toques de Candomblé, os participantes terão contato com os toques dos mais diversos Orixás, cultuados por religiões de matriz africana e ainda terão, no final das oficinas, uma vivência no Toque para Oxum, que será realizado no Terreiro Xambá, no dia 19 deste mês, das 16h às 20h.
O investimento para cada oficina custa o valor de R$ 100. Caso o interessado deseje cursar as três atividades, o valor total fica por R$ 250. Os demais eventos são gratuitos para os participantes das oficinas. As inscrições podem ser realizadas através dos telefones: (81) 99811-1473 (Carlos Sandroni) e (81) 99927-6258 (Marileide Alves).
Confira abaixo a programação:
Oficina de Cavalo Marinho
Período: de 7 a 10 de fevereiro
Horário: das 14h às 17h
A oficina será ministrada pelo Mestre Biu Alexandre, do Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Condado – PE), fundado em 1979. Nessa oficina, o mestre irá transmitir saberes e práticas que relacionam a música, a dança e os aspectos cênicos das figuras no brinquedo do Cavalo Marinho, que é uma das mais importantes tradições culturais da Zona da Mata de Pernambuco.
Local: Centro Cultural Bongar Rua Severina Paraíso da Silva, 5330, São Benedito – Olinda/PE (atrás do Terminal Xambá)
Oficinas de Ritmos Afro-Brasileiros
Período: de 13 a 16 de fevereiro
Horário: das 9h às 12h
Ministrada pelo percussionista Iraquitan Gomes, mais conhecido por Tãozinho, ogan do Terreiro Nanã Burunku (Olinda-PE). Na oficina, o mestre irá transmitir conhecimentos musicais através do canto nagô e da sonoridade dos instrumentos percussivos – em especial, os tambores que no candomblé possuem funções sagradas no ritual religioso. Será trabalhado um amplo repertório de ritmos de matriz africana.
Local: Centro Cultural Bongar Rua Severina Paraíso da Silva, 5330, São Benedito – Olinda/PE (atrás do Terminal Xambá)
Oficina de Percussão
Período: de 13 a 16 de fevereiro
Horário: das 14h às 17h
A tradição do Coco da Xambá é reconhecida por sua batida peculiar, uma prática musical encontrada no Terreiro da Nação Xambá. Já reconhecido no cenário musical pernambucano, o grupo Bongar vem realizar oficina que visa à preservação e divulgação deste bem cultural ao ensinar sobre a origem desta manifestação na Nação Xambá, os aspectos rítmicos, a instrumentação percussiva e a relação entre a música, a dança e a religiosidade.
Local: Centro Cultural Bongar Rua Severina Paraíso da Silva, 5330, São Benedito – Olinda/PE (atrás do Terminal Xambá)
Eventos:
Dia 17/02 (sexta-feira)
Manhã | Local: Paço do Frevo – Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife
9h-10h – Visita guiada
10h-11h – Vivência com a dança do Frevo
11h-12h – A Hora do Frevo TARDE
Tarde | Local: Centro Cultural Bongar – Olinda/PE
14h – Apresentação da Associação Respeita Januário – ARJ
15h-17h – Encerramento das Oficinas
Dia 19/02 (Domingo)
Local: Casa Xambá – Olinda/PE