Coco-do-Amaro-Branco
Dona Glorinha do Coco é uma das atrações do Encontro, com apresentação na sexta (24)
Uma das expressões mais tradicionais da cultura pernambucana, o coco de roda vai tomar conta da Torre Malakoff nos dias 23, 24 e 25 de março. Artistas e grupos de coco vão se apresentar gratuitamente durante o quarto encontro do ritmo. O 4º Encontro de Coco de Pernambuco irá reunir alguns dos representantes desta brincadeira. Artistas que chegam de diversos territórios do estado, e que trazem na expressão do coco um dos formadores da identidade cultural da sua população.
Coco Popular de Aliança, Coco Raízes de Arcoverde, Coco de Umbigada, Coco dos Pretos, Coco de Pneu, Zé de Teté, Dona Glorinha do Coco estão entre os vinte e cinco grupos participantes.. Cada um trazendo sua história de arte, mas também de luta e resistência.
“Temos, na história desses artistas que fazem o coco de roda em Pernambuco, uma trajetória de luta para manutenção desta brincadeira secular. Interessante notar ainda que, apesar de todos fazerem o coco, existe uma diversidade nas batidas, estilos, cores, temáticas, histórias, vozes. É muito rico o coco feito em Pernambuco, seja no litoral, como os grupos do Amaro Branco, Olinda, seja no Sertão, com os exemplos dos cocos Raízes e das Irmãs Lopes, em Arcoverde. Então só cabe a nós, do Governo, salvaguardar e garantir a manutenção deste brinquedo popular tão rico e envolvente”, diz Marcelino Granja, secretário de Cultura de Pernambuco.
A presidente da Fundarpe Márcia Souto destaca ainda o fato de que, neste ano, o tradicional encontro ter ido ocupar um dos mais importantes equipamentos culturais mantidos pelo Governo, que é a Torre Malakoff. “Uma das forças da nossa política é o fortalecimento dos nossos equipamentos culturais e a Torre Malakoff tem se destacado por esta vocação de abrigar as manifestações da nossa cultura popular, que é também outro foco de valorização na nossa política. Fizemos um grande encontro de culturas populares na Torre, na semana pré-carnavalesca, e retomamos agora com o Encontro de Coco. Vai ser muito bonito e nossa expectativa é atrair centenas de pessoas nos três dias de programação”, ressalta Márcia.
Figuras importantes para a manifestação estarão mais uma vez mostrando sua arte. O encontro irá reunir nomes como Dona Glorinha do Coco. Respeitada por toda história que construiu, Dona Glorinha é hoje a mestra mais antiga do Amaro Branco, memória viva da comunidade. Outra presença importante é da mestra Ana Lucia. Vencedora do prêmio “Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia”, Dona Ana Lucia, como é conhecida, tem 70 anos de vida, dos quais 50 foram dedicados a cultura popular, mais especificamente ao coco de roda e pastoril, que comanda com muita garra na sua comunidade do Amaro Branco em Olinda e procura levar por toda parte.
Confira a programação:
Quinta-Feira (23/3)
18h – Coco do Mestre Zezinho
18h30 – Coco Popular de Aliança
19h – Coco do Mestre Juarez
19h30 – Mestre Gervásio do coco
20h –  Coco Raízes de Arcoverde
20h30 – Coco Mano de Baé
21h – Mestre Galo Preto
21h30 – Samba de Coco das Irmãs Lopes
Sexta-Feira (24/3)
18h – Arnaldo do Coco
18h30 – Pacheco Cantador
19h – Dona Del do Coco
20h – Coco de Roda Raio de Luz
20h30 – Dona Glorinha do Coco
21h – Coco do Amaro Branco
21h30 – Zé do Teté
Sábado (25/3)
18h – Cila do coco
18h30 – Zeca do Rolete
19h – Coco de Pneu
19h30 – A Cocada
20h – Aurinha do Coco
20h30 – Coco de Umbigada
21h – Coco de Mulheres
21h30 – Coco dos Pretos
22h – Mestra Ana Lucia do coco