Foto: Heudes Régis/divulgação
Foto: Heudes Régis/divulgação
Roda de diálogo encerra as atividades do ‘Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 anos’
A Escola Dr. Walfredo Luiz Pessoa de Melo, localizada em Tracunhaém, na Mata Norte de Pernambuco, sedia na próxima quarta-feira (29) a roda de diálogo gratuita ‘Brincando com os mestres – uma vivência com quem faz do brinquedo sua missão’. A atividade, que possui como objetivo promover um intercâmbio entre alunos da rede pública de ensino e Mestres Griôs, é aberta ao público interessado e também contará com tradução na língua brasileira de sinais (Libras), finalizando as atividades realizadas na região por iniciativa do ‘Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 anos’.
Destacando a importância dos mestres para a manutenção e perpetuação da cultura popular e sua importância histórica e artística para o território e o acervo imaterial do estado, a roda de diálogo contará com a participação dos mestres Edmilson Cirandeiro (Maracatu Rural Águia Formosa), Barachinha (Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires/PE), Anderson (Cambinda Brasileira do Cumbe e Ciranda Raiz da Mata Norte) e Nice Teles (Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro e Cavalo Marinho Estrela Brilhante). A mediação ficará por conta do mestre Maciel Salú, integrante do Maracatu Rural Águia Formosa.
Iniciado em 2016, com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, o ‘Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses’, possuiu todas as atividades promovidas pela Grão – Comunicação e Cultura e Maciel Salú, tendo como proposta oferecer gratuitamente atividades de interesse social voltados à preservação do patrimônio cultural pernambucano, de fortalecer sua atuação como célula e fortalecer os vínculos comunitários, além de promover um ambiente de intercâmbio entre a educação formal e os Mestres Griôs. De 2016 até março de 2017, o projeto promoveu duas sambadas de maracatu, três oficinas de formação e o Encontro de Mestres e Poetas da Mata Norte. Agora, a iniciativa encerra suas atividades propostas para ocorrerem durante um ano com a roda de diálogo.
Serviço:Roda de diálogo ‘Brincando com os mestres – uma vivência com quem faz do brinquedo sua missão’
Quando: quarta-feira, 29 de março
Horário: a partir das 15h
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Walfredo Luiz Pessoa de Melo (Av. Severino Lopes de Albuquerque, s/nº, Bairro Novo, Tracunhaém-PE)
Acesso gratuito