Jaqueline Maia
Jaqueline Maia
Clube de Boneco Seu Malaquias, Patrimônio Vivo de Pernambuco
Reconhecido em dezembro do ano passado com o título de Patrimônio Vivo, pelo Governo de Pernambuco, o Clube Carnavalesco Mixto Seu Malaquias, atualmente com 75 anos de tradição, fará apresentação especial na próxima sexta-feira (7), durante o Seminário Internacional Fortificações Brasileiras – Patrimônio Mundial. A programação do evento acontece entre os dias 4 e 7 de abril, no Museu da Cidade do Recife, sendo restrita a convidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Atração artístico-cultural do seminário, a agremiação vai interpretar frevos e apresentar os passos do ritmo. “Estaremos nesta oportunidade única, que contará com a presença de representantes culturais de todo o Brasil e também do exterior, expondo o que há de melhor na nossa tradição, interpretando clássicos do frevo e comemorando mais uma vez nossa vitória no Grupo Especial do Carnaval deste ano do Recife”, destacou o produtor e militante cultural Cláudio Brandão de Oliveira (Xôxo Malaquias), presidente da agremiação.
Foto: Danilo Borges/divulgação
Foto: Danilo Borges/divulgação
O Forte das Cinco Pontas, que abriga o Museu da Cidade do Recife, é uma das fortificações que serão abordas durante a programação do seminário.
No seminário, os fortes das Cinco Pontas, do Brum e Orange, candidatos ao título patrimônio cultural mundial, estarão entre as 19 fortificações brasileiras que serão abordadas. Os debates da programação vão abranger modelos de gestão, além da dinamização da atividade turística, sempre visando à possibilidade de aprimoramento constante dessas questões. “A maioria das fortificações encontra-se com usos que demandam uma avaliação de funcionamento e aproveitamento e vamos trazer experiências concretas para avançarmos na discussão sobre a gestão desses monumentos. Para tanto, esse processo exige uma importante parceria entre os Ministérios da Cultura, do Turismo, e da Defesa, além dos gestores públicos e da iniciativa privada”, destaca Kátia Bogéa, presidente do IPHAN.
Serviço:
Apresentação do
 Clube de Boneco Seu Malaquias no Seminário Internacional Fortificações Brasileiras – Patrimônio MundialQuando: sexta-feira , 7 de abril
Horário: 
a partir das 11h30
Local: 
Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, s/nº – São José, Recife)
Evento restrito a convidados do IPHAN