Uma programação especial elaborada pelo Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o Governo do Estado (Secult e Fundarpe) marca o início das ações culturais alusivas à Semana Santa no Recife. O concerto Celebração da Páscoa vai ocupar a Igreja Madre de Deus nesta quinta-feira, 13 de abril, a partir das 20h.
Jan Ribeiro/Fundarpe
Jan Ribeiro/Fundarpe
Coro de Solistas e a Sinfonieta da UFPE estarão mais uma vez sob a regência do maestro Wendell Kettle
No repertório, composições do mineiro Edmundo Villani-Côrtes, sob a regência e direção musical do Maestro Wendell Kettle. “É com muito prazer que a Sinfonieta UFPE e o Coro de Solistas da Academia de Ópera da UFPE apresentam o concerto, ressaltando a obra bastante significativa de Villani-Côrtes. Sua música é repleta dos gêneros tipicamente brasileiros como o choro e o baião, destacados nas ‘Cinco miniaturas brasileiras’. Sua obra sacra também é importante, como a mini cantata ‘Quinta-feira Santa para Solistas, Coro e orquestra’, que retrata com especial lirismo e dramaticidade os episódios religiosos da Páscoa”, convida o maestro.
Jan Ribeiro/Fundarpe
Jan Ribeiro/Fundarpe
Maestro Wendell Kettle também assina a direção musical do evento 
A ação cultural é mais um desdobramento da parceria entre Governo do Estado e UFPE, iniciada no último mês de março, com um concerto em homenagem a Villa-Lobos, que lotou o Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. “Em momentos como este, em que precisamos reafirmar o papel das instituições públicas na promoção da nossa cultura – seja ela popular ou erudita -, temos a honra de convidar a sociedade a conhecer melhor a obra deste grande compositor e pianista brasileiro, assim como aplaudir os jovens talentos da música pernambucana”, destaca Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura.
Para Márcia Souto, Presidente da Fundarpe, “a realização deste primeiro Concerto de Páscoa aberto ao público no Recife enriquece ainda mais a programação incentivada pelo Governo do Estado durante o ciclo festivo, já tradicionalmente reconhecido pelos espetáculos da Paixão de Cristo”.
SERVIÇO
Concerto Celebração da PáscoaData: Quinta-feira, 13 de abril
Horário: 20h
Local: Igreja Madre de Deus | Bairro do Recife
Aceso gratuito
Kellyta MARTINS, soprano
Adriana NASCIMENTO, mezzo-soprano
Alexandre PIMENTEL, tenor
Rodrigo CRUZ, barítono
Coro de Solistas da Academia de Ópera e Repertório da UFPE
Sinfonieta UFPE
Wendell KETTLE, direção musical e regência