quarta-feira, 19 de abril de 2017


NEZINHO DA RABECA

Manoel Justino Sobrinho,nasceu no ano da graça de 1929,no Sitio Saquinho,no alto da Serra da  Tapuia,município de Sitio Novo,no estado do Rio Grande do Norte.
 Aos oito anos de idade,Nezinho ganhou sua primeira rabeca,presenteada pelo rabequeiro José Justino(Deca),irmão mais velho da prole dos Justino.Ainda menino aprendeu os ensinamentos do irmão e da simples brincadeira de criança passou a músico solicitado para tocar em renovações,casamento e batizados da região.



No ano de 1956 já como rabequeiro de oficio,percorreu todo agreste do estado do Rio Grande do Norte com seu instrumento. A infância e juventude de Nezinho foram marcadas por constantes apresentações no  Agreste Potiguar com sua rabeca a frente do folguedo popular do João Redondo(Mamulengo),do Véio Antonio Fernandes e dos Bois de Reis,comuns naquela época. Deixa o legado da música para os rebentos José Justino,o sanfoneiro Zé de Nezinho e o neto José Iranilson  pandeirista e integrante do grupo que acompanha o avô. Apesar do peso da idade,Nezinho da Rabeca continua em atividade como brincante nos folguedos de Boi de Reis por toda região,no ano de 2016,participou do Festival de Cultura do município de São Tomé,como integrante o Boi de Reis.





O rabequeiro Manoel Justino,cidadão oriundo do campo,simples e sem formação musical faz parte de uma estirpe de artistas mambembe em extinção que frequentam as feiras livres de vilarejos e povoados do semi-árido nordestino. Nezinho viveu no campo a opulência do ciclo do " ouro branco do sertão,quando a cultura do algodão emancipou o sertanejo da servidão e mendicância




Nenhum comentário:

Postar um comentário