quarta-feira, 14 de junho de 2017



CANGACEIRO MASSILON

Seu nome era Benevides Leite,nasceu na Serra de Luiz Gomes,na chamada " Tromba do Elefante",na região do médio oeste potiguar. Era um agricultor de boa indole,divertido e gostava de fazer amizades. Gostava das feiras livres e apreciador de uma boa cachaça,sempre tomava uma e jogava baralho no mercado público. Mudou seu nome para Massilon e tinha um irmão cangaceiro conhecido por " Pinga Fogo".
A feira de Belém do Brejo do Cruz,na Paraíba, era uma das feiras de sua preferência. O delegado da cidade,homem valente e hostil,havia proibido o costume do povo de andar armado e,nada lhe teria acontecido se um "cagueta"  não tivesse ido à policia que Massilon estava armado e embriagado.Não demorou muito e todos os policiais da cidade estavam cercando e prontos para desarmá-los. Foi se esconder por trás da igreja e houve muita troca de tiros. Então,chega um cidadão de Jardim de Piranhas,conhecido por " Mané Forte" e segura Massilon por trás. Ele grita: " Mané Forte ! me solta se não a policia me mata ". Mas "Mané Forte " tenta convencê-lo,de que era possível o diálogo e ele precisava se entregar para a policia. Mesmo com os braços presos,segurando sua arma na mão direita,ele conseguiu acertar um soldado que veio a falecer. Com esperteza e agilidade, Massilon conseguiu escapar e, dali mesmo,fugiu para dentro da caatinga e foi incorporar-se ao bando do cangaceiro Lampião. Já tendo a confiança do Capitão Virgulino Ferreira,Massilon colocou na cabeça de Lampião a idéia de assaltar a cidade de Mossoró,pois ele afirmava que era uma cidade próspera,tinha bancos, um comércio desenvolvido e,portanto, era um bom negócio. Mas a verdade não era essa. Massilon tinha um amor platônico pela filha de Rodolfo Fernandes e via nisso a oportunidade de raptar a moça.


Lampião não queria ir,além de ter uma devoção por Santa Luzia- - padroeira de Mossoró - tinha também um certo respeito,ele não atacaria cidade que a igreja tivesse duas torres. Mas de tanto Massilon insistir ele terminou cedendo.


Já perto de Mossoró,Lampião quis desistir e mandou um bilhete para o prefeito dizendo que desistia de atacar a cidade em troca de 400 contos de réis,dinheiro da época. O prefeito mandou como resposta uma bala embrulhada num papel e o recado dizendo que Lampião fosse contar o dinheiro pessoalmente. Era uma tarde de segunda-feira, do dia 13 de junho de 1927. O ataque foi um fracasso. Lampião perdeu dois importantes cangaceiros,"Jararaca" e "Colchete."
Cangaceiro Jararaca

Outros cincos saíram feridos. Depois de perder o combate em Mossoró,o bando. seguiu para a cidade de Limoeiro do Norte,no estado de Ceará. Vendo seus planos irem por água abaixo,Massilon deixou o bando. Um senhor chamado Pedro Dantas Filho,natural de São José do Brejo do Cruz e residente em Caicó,falecido aos  88 anos,dizia ter conhecido Massilon,contava essas histórias. O ancião ainda confidenciou que depois do fracasso,Massilon teria ido para o Estado do Mato Grosso e nunca mais alguém teve noticias sua.


Alexandre Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário