Letícia Barbosa/Divulgação
Letícia Barbosa/Divulgação
Projeto de circulação da montagem prevê a circulação da peça por 12 cidades e distritos do estado
A Compassos apresenta no Recife o espetáculo de rua PASSO, que segue em temporada e tem a proposta de estimular o diálogo entre o público e algumas manifestações populares da dança em Pernambuco – como o frevo, a capoeira, o maracatu rural e o cavalo-marinho. A sessão será realizada gratuitamente na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, a partir das 16h.
Este é o primeiro trabalho do coletivo teatral que interage com os espaços urbanos, sejam em praças, ruas, terreiros ou quintais. “Resolvemos que este seria um trabalho que andaria pelas ruas. Os personagens saem fazendo os passes em direção a uma praça, um centro cultural ou uma escola, uma apropriação do espaço urbano”, pontua o produtor.
Divulgação
Divulgação
Outra atividade que compõe o projeto é a oficina de dança intitulada ‘O Passo do Brincante’
Incentivado pelo Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, o projeto prevê a circulação da peça por 12 cidades e distritos do estado, como Surubim, Limoeiro, Frei Miguelinho, Lajedo, Calçado, Jurema, Tuparetama, Ingazeira (Sitio Minadouro), Arcoverde, Buíque. Mimoso e Recife.
De acordo com Raimundo Branco, um dos produtores da Compassos, a ideia surgiu tendo como base a própria história do coletivo. “No início do grupo a gente fazia estudos com a dança de salão, depois enveredamos para a dança popular e por fim fechamos com a dança erudita e contemporânea. Acaba então que este espetáculo terminou sendo um retorno da gente às nossas origens”, revela.
Outra atividade que compõe o projeto acontece na sexta (2) e sábado (3), na sede da companhia (que fica também no Recife Antigo), quando será realizada com artistas locais a oficina de dança intitulada O Passo do Brincante. A vivência é embasada nas pesquisas realizadas e desenvolvidas pela Compassos pensando no diálogo com os espaços urbanos e a cena artística da cidade visitada.
Serviço
Espetáculo Passo no Recife
Sábado (3) | 16h
Rua da Moeda, Bairro do Recife
Gratuito
Confira a programação do projeto PASSO, da Compassos Cia. de Dança:
4ª etapa – Recife
*Oficina na sede da Compassos
Sexta (2) e sábado (3) | 10h
* Apresentação saindo da Rua da Moeda
Sábado (3) | 16h
5ª etapa – Surubim/Limoeiro/Frei Miguelino
(datas a definir)
Ficha técnica:
Performers.
Iagor João Barbosa Peres
Patricia Costa Pinto Barros
José Raimundo da Silva Neto
Sandra Elizabete de Lima Rino
Assessoria e Comunicação:
Letícia Malaquias Mendes Barbosa
Comunicação Visual:
Iara Sales Agra
Produção:
Raimundo Branco e Patricia Costa
Incentivo: Funcultura