domingo, 6 de agosto de 2017


                            CACAI NUNES

Violeiro. Compositor. Descendente de família pernambucana, ainda criança radicou-se em Brasília. Começou a estudar música em 2001, quando ingressou na Escola de Música de Brasília. Em 2003, começou a estudar com o violeiro Roberto Corrêa, com quem, depois, passou a trabalhar. Em seu trabalho de violeiro, faz uma fusão moderna de ritmos, como o choro, samba, baião e tango, entre outros.


Costuma apresentar-se em shows solo, ou, também, acompanhado de trio ou de quarteto. Em 2006, lançou no Teatro dos Bancários, em Brasília, o CD "Avesso", seu primeiro disco, no qual interpretou obras de sua autoria, como: "Baião poético inicial"; "Depois da sanfona"; "Um Brasil de viola"; "O avesso"; "Invergada" e "Suíte altos e baixo", além de composições clássicas, como "Magoado", de Dilermando Reis; "Corta jaca", de Chiquinha Gonzaga; "Vou vivendo", de Pixinguinha, e "Saravá seu Oxóssi", de domínio público.

No show de lançamento, que contou com a participação especial de Roberto Corrêa, o violeiro foi acompanhado por Moisés Santos no trombone, Wavá El Afiouni no baixo, Leander Motta na bateria, e George Lacerda na percussão. Em 2007, participou, juntamente com os violeiros Paulo Freire, Roberto Corrêa , e os mestres Seu Manoel de Oliveira e Toninho da Viola, do show "Viola Instrumental: Ponteados Ancestrais e Contemporâneos", realizado no espaço Caixa Cultural,  em Brasília. Nesse espetáculo, tocou sozinho as composições de sua autoria "Depois da sanfona" e "Forrozal"; com a violeira Andréia Carneiro, interpretou o clássico baião "Qui nem jiló", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e, com todos os integrantes do grupo, a toada "Luar do sertão", de Catulo da Paixão Cearense, e "Arara comeu pequi", de domínio público.

Em 2008, representou a música instrumental de Brasília na Semana da Música Brasileira, promovida pela Embaixada do Brasil em Washington-DC/EUA. Em outubro do mesmo ano, esteve no XIX Festival Internacional de Música de Pulso y Púa, em La Coruña/Espanha e, no II Festival Ibero Americano de Violões, também em Washington-DC/EUA. Em 2009, realizou uma série de shows. Com os músicos Pablo Fagundes, Vavá Afiouni e George Lacerda, fez temporada no Restaurante Fulô do Sertão, na Asa Norte, em Brasília/DF;  com o Cacai Nunes Quarteto, apresentou-se no XIX Festival de Inverno de Garanhuns, PE.

Fez show solo de abertura do espetáculo do pianista Arthur Moreira Lima nas cidades de Taguatinga-DF, e Valparaíso/GO. Ainda com seu quarteto, apresentou-se no Projeto Dorival para sempre Caymmi, no Clube do Choro de Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário