segunda-feira, 7 de agosto de 2017

       

       ZABÉ DA LOCA,MORRE AOS 93 ANOS


A pifeira  Isabel Marques da Silva,conhecida  como Zabé da Loca,artísta pernambucana radicada na paraíba faleceu na manhã de sábado (5),no Assentamento da Serra de Santa Catarina na Zona Rural do municipio de Monteiro,no Sertão do Cariri Paraíbano.


Aos 93 anos de idade,a instrumentista,que se consagrou como mestra da música popular nordestina no pífano,faleceu de morte natural na sua residencia,nos últimos anos lutava contra a doença de Alzheimer,conforme informação de familiares. 
A pifeira foi  velada durante toda manhã do sábado,na casa onde morava,na Comunidade Santa Catarina. À tarde, a partir das 13h, o velório deve ser transferido para o Memorial  Zabé da Loca,complexo turistico inaugurado em 2016 para celebrar a trajetória e memória da artísta. A despedida final  ocorreu, às 10h do domingo(6),  no cemitério municipal de Monteiro.




Nascida Isabel Maques da Silva,em 12 de Janeiro de 1924,em Buique,município situado no agreste pernambucano,no Vale do Rio Ipanema  ,a musicista ganhou o titulo de Zabé da Locapor morar,durante 25 anos,dentro de uma pequena gruta na mesma região. Descoberta por integrantes do Projeto Dom Helder Câmara,do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o apelido se tornou nome artístico.




O primeiro registro de sua carreira foi realizado apenas em 2003,aos 93 anos,quando gravou o álbum Canto do Semi árido,com composições próprias,além de versões de melodias dos criadores do baião,Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Aos 85 anos,em 2009,foi eleita Revelação da Música Popular Brasileira,no Prêmio da Música Brasileira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário