Há 20 anos o 1º de agosto em Pernambuco é o Dia Estadual do Maracatu. Para marcar a data, a Associação dos Maracatus de Olinda (AMO) e o Maracatu Nação Camaleão promovem no próximo sábado (5), um grande cortejo pela cidade. O evento foi formulado para fortalecer a data oficial, que consta na Lei 560/1997. O dia 01 agosto foi escolhido como o Dia Estadual do Maracatu em homenagem ao nascimento do lendário e mestre Luiz de França, do Maracatu Leão Coroado.
A concentração será a partir das 17h no Largo do Amparo e, em seguida, todas as nações participantes sairão em cortejo até os Quatro Cantos. Às 18h, todos os mestres terão a oportunidade de apresentar suas loas e nações. Nove tradicionais grupos irão participar da homenagem (Maracatu Nação Camaleão, Maracatu Leão Coroado,  Maracatu Nação De Luanda, Maracatu Nação Tigre, Maracatu Badia, Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Nação Maracambuco, Maracatu Estrela De Olinda, Maracatu Baque Nômade). O objetivo é celebrar a resistência e importância dos Maracatus Nação, favorecendo a luta pela sobrevivência, sobretudo criando mecanismos de articulação das mais diversas ordens protagonizadas pelos mestres e maracatuzeiros.
Nilo Oliveira é um dos coordenadores do encontro e demonstrou sua expectativa: “Esperamos neste sábado fazer uma bela caminhada do Amparo aos Quatro Cantos de Olinda, com os mais tradicionais maracatus da região, celebrando esta data tão importante que marca os 20 anos da lei que decreta o primeiro dia de agosto como o Dia Estadual do Maracatu em Pernambuco. O nosso objetivo é ressaltar esta conquista, que valoriza nossa cultura e fazer uma linda festa para as famílias, crianças, jovens, adultos, gente de todas as idades”.
Maracatu Leão Coroado estará presente no cortejo
Maracatu Leão Coroado estará presente no cortejo
SERVIÇO:
Dia Estadual do Maracatu 2017 – 20 anos da lei que instituiu o dia 1º de agosto como data oficial
Sábado, 05 de agosto de 2017
Concentração a partir das 17h no Largo do Amparo
Saída dos cortejos a partir das 18h, seguindo pela Rua do Amparo até os Quatro Cantos de Olinda