segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Fábio Smith

Fábio Antônio de Albuquerque Smith nasceu na Paraíba em 1952, onde vive até hoje. Durante 22 anos de sua vida trabalhou como bancário e atualmente está aposentado desta função. Sua trajetória artística teve início no ano de 2003. Fábio Smith é um ceramista muito respeitado pelo seu trabalho artístico, o qual é pautado, sobretudo pela cultura nordestina.

 Fábio Smith. Foto autoria desconhecida

Fábio Smith. Foto autoria desconhecida

A obra de Fábio Smith é ao mesmo tempo popular e contemporânea (definição do próprio artista). Suas peças retratam cenas, personagens, usos e costumes do povo nordestino, como as danças típicas do Nordeste: o côco de roda, o reisado, o bumba-meu-boi, o forró, o xaxado, a ciranda, entre outros. Além disso, algumas de suas peças representam personagens da obra de escritores brasileiros, como Graciliano Ramos, Manuel Bandeira e Monteiro Lobato. Outra serie de bastante sucesso foi a “série namorados”, onde o artista retrata um casal de namorados em cenas muitas vezes “picantes”.

 Fábio Smith, Folia de Reis, cerâmica. Reproduçao fotográfica do site do artista.

Fábio Smith, Xaxado, cerâmica. Foto autoria desconhecida.

 Fábio Smith, Trio de forró, cerâmica. Foto autoria desconhecida.

 
Fábio SmithRoda de coco, cerâmica. Reproduçao fotográfica CODATA - Governo da Paraíba.


Fábio Smith, Série Namorados, cerâmica. Reproduçao fotográfica Artes do Imaginário Popular, 

O artista utiliza a técnica de placas para produzir suas peças. A queima do barro é feita em forno a gás, o qual é extraído no distrito de Alhandra, litoral sul da Paraíba. Para a pintura das peças, Fábio Smith desenvolveu uma técnica para as cores que utiliza engobe com variados barros coloridos, uma técnica semelhante à utilizada por alguns artesãos do Vale do Jequitinhonha-MG.

As peças de Fábio Smith fazem parte de acervo de colecionadores particulares no Brasil e no exterior e de alguns museus brasileiros, como: a Casa do Artista Popular (João Pessoa-PB) e o Museu de Arte Popular do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro-RJ).

O artista já recebeu várias menções honrosas em feiras e exposições pelo Brasil, dentre elas o Salão Nacional de Cerâmica, realizado pelo Museu Alfredo Andersen de Curitiba-PR, onde em 2008, Fabio Smith recebeu menção honrosa pela peça “Poeta de Feira” e em 2010 pela peça “Os amores de Jackson” (referência a Jackson do Pandeiro). Fabio realizou sua primeira exposição individual “Celebrações e ofícios do popular” em 2008 no Espaço de Arte da Justiça Federal em João Pessoa-PB. No currículo também guarda várias exposições coletivas pelo Brasil.

 Fábio Smith, Poeta de feira, cerâmica. Foto Marcelo Pereto, Reproduçao fotográfica Vila do Artesão  PB (www.viladoartesao.com.br).

 Fábio Smith, Amores de Jackson, cerâmica. Reproduçao fotográfica do site Babel das Artes (http://www.babeldaartes.com.br ).

Fábio Smith dirige um ateliê coletivo, onde ensina sua arte para jovens e idosos da comunidade da Praia do Poço, Cabedelo-PB.

As peças de Fábio Smith podem ser adquiridas no seu ateliê, na Vila do Artesão (praia de Jacumã, Conde-PB), na Babel das Artes (João Pessoa-PB) e na feira de artesanato de Cabedelo-PB (Paria do Jacaré). Em Pernambuco, há peças do artista na loja Artes do Imaginário Brasileiro, Alto da Sé em Olinda.

Contato com Fábio Smith:
Rua Vitorino Cardoso 366- Praia do Poço
58310-000, Cabedelo-PB
Tel: (83) 3250-2047 / 8780-5925
Site: www.fabiosmith.com

Fábio Smith, Burrinha Calú, cerâmica. Coleçao pessoal.

 Fábio Smith, Nome da peça desconhecido, cerâmica. Coleçao pessoal.

 Fábio Smith, Guardiao, cerâmica. Coleçao pessoal.

Fábio Smith, Boi de Reis, cerâmica. Reproduçao fotográfica do site do artista.

Fábio Smith, O beijo da Sebastiana, cerâmica. Foto autoria desconhecida.

Fábio Smith, Casal retirante, cerâmica. Reproduçao fotográfica CODATA - Governo da Paraíba.

Fábio Smith, Casal coco-de-roda, cerâmica. Foto autoria desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário