domingo, 24 de setembro de 2017

                                                                                     

                         GUADALUPE

Guadalupe Mendonça é uma cantora de família tradicional do agreste pernambucano que pouca gente conhece, mas tem uma carreira artística importante no cenário musical do Brasil. Começou seus registros fonográficos em 1980 quando lançou o LP “Princesa do Meu Lugar”, pela RCA, com direção artística de Osmar Zan e direção de estúdio de Dominguinhos (com quem acabou se casando) que ainda fez arranjos de base e participou das gravações tocando acordeon.



O disco contou com a participação especial do diabo louro Hermeto Pascoal, na flauta e sax-tenor. Os destaques deste trabalho foram as composições “Levanta Seu Moço” de Gonzaguinha, “Francamente (A Razão Me Diz Que Não)” de Toquinho e Cacaso, “As Moças” de Ivan Lins e Victor Martins, “Muriama” de Hermeto Pascoal, “Anjo Forasteiro” de Dominguinhos e Rita Lee, além da faixa-título de Belchior e “Velha Amiga” de Toquinho e Vinícius.




Ainda nos anos 80 – em 1984 – participou do especial “Danado de Bom” de Luiz Gonzaga na Rede Globo de Televisão, que marcou a despedida artística do “Rei do Baião”. Em 1987 lançou o LP “Rubi Grená”, um disco que fez sucesso, lançado pela gravadora Continental e que contou com a participação de Dominguinhos no acordeon, Toquinho, na música “Minha Rainha” (de Dominguinhos, Dom Tronxo e Rubem Valença), além da participação de Fagner na música “Queira ou Não Queira”, de Clodô e Dominguinhos.



Destacam-se ainda “Cheiro de Alecrim” e “É Difícil Esquecer Você” de Nando Cordel e “Rela Rela no Chinelo” de Bastinho Calixto e Ana Paula. Em 2003, Guadalupe participou do CD “Duetos”, do sanfoneiro Dominguinhos cantando com ele na faixa “Gostoso Demais”, música de Nando Cordel em parceria com Domingos de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário