quarta-feira, 25 de julho de 2018


      CAVALO MARINHO ESTRELA DE OURO

O  Cavalo Marinho Estrela de Ouro,foi fundado pelo brincante Severino Alexandre da Silva,Mestre Biu Alexandre,no ano da graça de 1979,na cidade de Condado,município situado na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco.

O Mestre Biu Alexandre,cortador de cana de oficio e brincante incorrigível, diz que começou a botar figura no folguedo popular aos 13 anos de idade e hoje comemora o fato de ter os filhos e netos envolvidos no brinquedo e a grata certeza da continuidade do Cavalo Marinho, em Condado.
Seu Cavalo Marinho conta também com a presença de seu Martelo,o Mateus mais velho de Pernambuco. Martelo e outros brincantes do Cavalo Marinho Estrela de Ouro integram o elenco do grupo Grial. Em 2006, o Estrela de Ouro fez parte do Coletivo Pernambuco,representando o Brasil no evento " Brasil em Cena" na Alemanha. Compõe, junto com o Cavalo Marinho Estrela de Ouro, o Ponto de Cultura Viva Pareia.
Para que não sabe, o cavalo marinho é uma brincadeira que reúne 76 personagens(chegando a durar 8 horas ininterruptas ) é iniciado pelo " banco" (orquestra,toadeiros que tocam rabeca,reco-reco,pandeiro e ganzá,dando sequência a entrada de duas figuras(que seguirá até o término da brincadeira) o "Mateus"( o mais velho palhaço do folguedo pernambucano) e "Bastião" que são os " organizadores" da grande festa do capitão Marinho, por assim adiante  segue-se o espetáculo com entradas de outros personagens na festa.

O aparecimento do cavalo marinho,segundo seus mestres e brincantes,surgiu na época da escravidão quando o negro tinha apenas um dia por mês de folga de trabalho, e neste dia criaram esta dança. É uma dança folclórica muito religiosa que começa no mês de julho e segue até o dia 6 de janeiro(dia dos reis),mas esta regra está sendo  quebrada graças aos contratos que os grupos conseguem  durante o resto do ano,que é muito importante para preservação do histórico Cavalo Marinho.

Na última quarta-feira,18 de julho ,o grupo recebeu do governo do estado ,através da Secretaria de cultura,o titulo de Patrimônio Vivo da Cultura de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário