domingo, 22 de julho de 2018

                           

                           EUGÊNIO LEANDRO

Toda a sua família é de Limoeiro do Norte, Vale do Jaguaribe, CE. Por causa da seca, seus pais procuravam a capital, onde ficavam até as coisas melhorarem. Eugênio Leandro nasceu numa dessas idas para Fortaleza, em 25 de outubro de 1958, mas lá ficou apenas até os dois meses, voltando para Limoeiro do Norte, onde nasceram seus 11 irmãos. Toda a sua formação deu-se no interior, ouvindo cantadores de viola, vaqueiros aboiadores, cantadores de feira, cordelistas.
Fica em Limoeiro cerca de vinte anos, quando em 1978 volta para Fortaleza, onde cursa Direito pela Universidade Federal do Ceará, formando-se em 1983. Nesse período, participa ativamente da vida cultural da capital, ingressando em expressivos grupos de cultura da época, sempre ligado ao movimento estudantil, clubes e associações de classe, movimento de trabalhadores, numa época difícil da política brasileira, tempos da abertura, onde a sociedade luta pelo resgate da democracia, da cidadania.
Nesse clima de luta, num país avesso a oportunidades, principalmente no mercado da música, tomado pelas multinacionais do disco, rádio estritamente comercial, sem oportunidades, segue a filosofia da produção alternativa, independente, marginal.


Faz seu próprio disco, com apoio do movimento social organizado em 1984. Com o parceiro Dílson Pinheiro, organizam duas músicas de cada e viajam para Natal, RN, onde fazem um compacto. A tiragem é de apenas mil cópias, que se esgotam em dois meses. Não reeditam. Eugênio Leandro parte para a carreira solo.

Além dos discos solos, produziu as antologias Compositores e Intérpretes Cearenses e Tempo Trabalho e Cotidiano, além do CD O Peixe, de Abidoral Jamacaru e o Álbum Branco de Nonato Luiz, interpretanto The Beatles, pela Kuarup.

Discografia:

  • Além das fr
  • entes (1986)
  • Catavento (1990)
  • A cor mais bonita (1995)
  • Castelo Encantado (2002)
  • À hora dos magos (2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário