segunda-feira, 23 de julho de 2018



PADRE JOÃO CÂNCIO, ERA O PADRE VAQUEIRO 

João Câncio dos Santos, nasceu na cidade de Petrolina (PE), em 21 de outubro de 1936. Consciente de sua vocação saiu da sua cidade ainda muito jovem, rumo ao seminário do (CE). Prosseguiu os estudos em Salvador (BA) e João Pessoa (PB), onde se formou padre em 1965.

Foi ordenado em Petrolina,Pernambuco pelo Bispo Dom Avelar Brandão. Sua primeira paróquia foi Serrita,no Sertao Central do estado de Pernambuco, onde iniciava seu trabalho pastoral, uma grande história de fé e coragem. Com a consciência de que a religião e a fé estão presentes em todas as pessoas, o Padre João Câncio não impôs a comunidade a sua oratória de seminário, muito pelo contrario, aproximou-se de todos, vivenciando e praticando seus hábitos, com o propósito de entendê-los melhor.

Praticante de Corridas de Mourão e do esporte da vaquejada,tinha fascínio pela figura sertaneja do vaqueiro,e como ninguém conhecia os reais problemas da categoria tão injustiçada e esquecida.Então pároco da cidade de Sitio dos Moreiras,hoje Mourelândia, pertinho de Exu,terra do Gonzagão, o  Padre João Câncio em suas conversas com o amigo Luiz Gonzaga, onde o assunto quase sempre era forró e vaquejada, descobriu que Luiz tinha um primo vaqueiro, chamado Raimundo Jacó, conhecido por sua bravura e que fora assassinado por um companheiro de trabalho. Essa história deu origem à idealização da Missa do Vaqueiro, rezada pela primeira vez em julho de 1971, no local onde foi encontrado o corpo sem vida do vaqueiro Raimundo Jacó,nas terras áridas do Sitio Lajes,município de Serrita,no Sertão Central de Pernambuco.  João Câncio faleceu no dia 10 de fevereiro de 1989.

 (Texto de Thiago e Helena Câncio da Fundação Padre João Câncio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário