sexta-feira, 20 de julho de 2018

                                         



                      POETA  PEDRO   BANDEIRA 


Ele nasceu no Sitio Riacho BoaVista,em São José de Piranhas,No sertão paraibano,no dia 1º de maio de 1938.Filho da Poetisa Maria Bandeira de França e Tobias Pereira Caldas.Neto materno do famoso cantador  Manoel Galdino Bandeira, de quem herdou  o talento repentista.Bandeira já fazia versos aos 6 anos de idade,aos 17 tornou-se cantador profissional,apreciado e aplaudido por quantos o ouvissem,vez que os improvisos,nas várias modalidades tradicionais da poesia popular:martelo agalopado,mourão,galope alagoano,gemedeira ,quadrão etc,jorravam-lhe da boca aos borbotões.Até então permanecera no sitio onde virou a luz do dia,transferindo-se para a vizinha cidade de Cajazeiras,donde,em 1961,mudou-se para Juazeiro do Norte,fixando residência. Cantador profissional 56 anos,cordelista e escritor,autor de mais de mil folhetos e centenas de poemas,com dez livros publicados e  seis LP's gravados; pertence Pedro Bandeira  a várias sociedades culturais ,filantrópicas e recreativas,entre elas a Associação dos Violeiros Poetas Populares e Folcloristas do Cariri (AVPPFC),da qual é fundador,É portador de dezenas de diplomas,medalhas de mérito,co 162 troféus de 1º lugar em Festivais ocorrido em todo Brasil.



Radialista profissional,com programa diário,apresenta  um programa de televisão e tem um auditório próprio em Juazeiro do Norte. Tornou-se hoje ,o poeta popular mais citado pela imprensa escrita,falada e televisionada. Pedro Bandeira-Príncipe dos poetas populares do Nordeste.Licenciado em Letras Classicas pela Faculdade de Filosofia do Crato,Bacharel em Direito e em Teologia.Pedro Bandeira  cantou para o Papa João Paulo II,Castelo Branco ,Costa e Silva e tantas outras autoridades.



Elogiado e citado por Jorge Amado ,José Américo de Almeida e Câmara Cascudo. Cantou em Portugal  com Geraldo Amâncio onde fez várias apresentações,inclusive  para o Primeiro Ministro Mário Soares no Palácio do Governo. É um orador diserto,palavra fácil e sonorizada.Eleito vereador em duas Lesgislatura em Juazeiro do Norte.



Pedro Bandeira  ao lado de Luiz Gonzaga e do Padre João Cancio foi fundador da missa do Vaqueiro,em Serrita,no Sertão Pernambucano. Ele tem músicas gravadas porFagner,Luiz Gonzaga,Alcimar Monteiro,Luiz Vieira,Trio Nordestino e outro astro da MPB. Foi prefaciado por Padre Vieira,foi apresentado ao Brasil pelas mãos de Carlos Drumonnd de Andrade,em crônica publicada no Jornal do Brasil.A velha casa dos Bandeiras no Sitio Boa Vista em São José de Piranhas,foi um verdadeiro celeiro de poetas e cantadores para a cultura popular, foi de lá que veio ao mundo os poetas Daudeth Bandeira,João e Pedro Bandeira.                

Nenhum comentário:

Postar um comentário