Roberta Guimarães/Secult-PE

O I festival de Bois de Caboclinho da Vila da Paz também busca dar início a um processo de inclusão cultural na comunidade da Vila da Paz
O Boi Teimoso convidou brincantes e outros grupos para participarem, ontem, domingo (25), do I Festival de Bois de Caboclinhos da Vila da Paz, no município de Limoeiro – conhecida como o berço do boi de caboclinho, manifestação cultural reconhecida por lei municipal como patrimônio da cidade. Na sua primeira edição, o festival fez uma homenagem a Cassimiro e Tota Preto, os mais antigos brincantes da cidade, e terá como convidado o Maracatu Raízes de Pai Adão.
Com apoio do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, o evento teve o objetivo de incentivar a cultura dos bois, valorizar um patrimônio cultural reconhecido por lei municipal, e fomentar a inclusão cultural entre os adolescentes e jovens da comunidade.
O I Festival de Bois de Caboclinho da Vila da Paz também buscou dar início a um processo de inclusão cultural na comunidade da Vila da Paz, bairro localizado no centro de Limoeiro e que mantém as tradições como bois, ursos e coco como forma de inclusão social.
Além do Boi Misterioso,  se apresentaram os grupos: Boi Caprichoso, Boi Carinhoso, Boi Esperança, Boi Imperial, Boi Leão, Boi Pintado, Boi Teimoso, Urso da Última Hora, Urso Esperança, Urso Peludinho, e Urso Pula Quintal.
Confira a programação do I Festival de Bois de Caboclinhos da Vila da Paz
Domingo (25/8)
14h – Abertura
As Crianças brincantes da Vila da Paz
Pirão Bateu do Xambá de Olinda (Convidado)
15h – Boi Caprichoso
15h30 – Urso da Última Hora
16h – Boi Carinhoso
16h30 – Urso Peludinho
17h – Boi Pintado
Maracatu Raízes de Pai Adão (Convidado)
17h30 – Morto Carregando o Vivo
18h – Mano de Baé
18h30 – Urso Esperança
19h – Boi Esperança
19h30 – Urso Pula Quintal
20h – Boi Misterioso
20h30 – Boi Imperial
21h – Boi Leão
21h30 – Boi Teimoso / Encerramento