Divulgação

A obra é resultado de um trabalho coletivo entre Romildo Moreira, Fábio Castro, Alexandre Albuquerque, Diego Amorim e Hans Von Manteuffel
Manhã dedicada ao mamulengo. Nesta terça-feira (20), a partir das 9h, o Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, abre suas portas com uma programação especial para o Lançamento do Catálogo do Mamulengo Pernambucano, publicação que conta com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura. Nesse dia, a entrada para o Museu será gratuita.
A ação acontece no Museu do Mamulengo de Pernambuco, único Museu de Mamulengo do Brasil e primeiro da América Latina, que funciona desde julho de 2018 no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa. E que conta com obras de mamulengueiros como Mestre Saúba e Mestre Zé Lopes – Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.
“O Museu está em festa. É sempre bom brindar essa manifestação para não deixar o ofício morrer. A publicação é uma forma de perpetuar a arte do mamulengueiro ao mesmo tempo que podemos compartilhar com novos públicos”, ressalta Luciano Borges, diretor do Museu.
O dia começa com a visita guiada de escolas às 9h. Às 10h, lançamento do catálogo Mamulengo Pernambucano, com distribuição de 100 exemplares; finalizando com mestre Miro de Carpina, com a sua famosa companheira de apresentações, a personagem Maria Grande, que tem quase 1,70 de altura, cabeça e boca articuladas. O mestre Miro é criador também do Mamulengo Novo Milênio, grupo de teatro popular em atividade até hoje e que conta com mais de trinta bonecos-personagens.
A feitura dos bonecos em madeira, chita, arame, cola, tinta e massa corrida é um processo que já envolve a terceira geração da família de Miro, que nasceu no dia 7 de abril de 1964. São cerca de cem deles produzidos semanalmente, cujos tamanhos podem ir de 40 centímetros a 1,60 de altura. “Meus bonecos levam felicidade por onde passam e fazem parte da minha família. É como se fosse um ciclo: eu dou vida a eles e eles e elas a mim e quando for para o outro mundo, eu quero ir fazendo bonecos”, assegura o mestre Miro que já levou seus bonecos e a rica tradição dos mamulengos pernambucanos para todo o Brasil e para a Europa.
O Catálogo do Mamulengo Pernambucano é resultado de um trabalho coletivo, com texto assinado pelo ator, autor e diretor de teatro Romildo Moreira; assessoria artística do ator, arte educador e mamulengueiro Fábio Castro, ilustração com trabalhos dos fotógrafos Alexandre Albuquerque e Hans Von Manteuffel; e arte gráfica de Diego Amorim.
Programação
9h – Abertura do evento com a monitoria de escolas e do público visitante no Museu do Mamulengo.
10h – Lançamento do Catálogo do Mamulengo Pernambucano.
10h30 – Apresentação do Mestre Miro de Carpina
Serviço
Lançamento do Catálogo do Mamulengo Pernambucano
Quando: 20 de agosto (terça-feira), às 9h
Onde: Mercado Eufrásio Barbosa (Avenida Doutor Joaquim Nabuco, Varadouro, Olinda – PE)
Entrada gratuita