Priscilla Buhr/Secult-PE/Fundarpe

O evento reunirá mais de 200 batuqueiros pelas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda
Para celebrar o Dia Estadual do Maracatu, Olinda recebeu, nesta quinta-feira (1º), um grande cortejo de cultura popular que reunirá mais de 200 batuqueiros de dez nações do Estado: Nação Camaleão, Nação Leão Coroado, Nação Luanda, Nação Tigre, Nação Badia, Nação Pernambuco, Nação Maracambuco, Nação Estrela de Olinda, Nação Sol Brilhante e o Maracatu Várzea do Capibaribe. A concentração foi às 18h, no Largo do Amparo e, a partir das 19h, os batuqueiros sairão em cortejo rumo aos Quatro Cantos, onde farão apresentações com suas nações, cantando suas tradicionais loas.
O evento – coordenado pela Associação dos Maracatus (AMO), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secult-PE/Fundarpe, e da Prefeitura Municipal de Olinda, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio – marca as comemorações do Dia Estadual do Maracatu, instituído pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em 1997, em homenagem à data de nascimento do mestre Luiz de França, que comandou por quase 40 anos as atividades do centenário Maracatu Leão Coroado, um dos Patrimônios Vivos do Estado, desde 2005.
“A ideia do evento é celebrar a resistência e importância dos maracatus-nação em nosso Estado e, além disso, criar mecanismos de articulação que deem visibilidade ao protagonismo dos mestres e batuqueiros”, conta Nilo Oliveira, presidente do Maracambuco e um dos organizadores do cortejo em Olinda. Na última edição, cerca de seis mil pessoas acompanharam a homenagem, segundo a organização.
DIA NACIONAL DO MARACATU - Por proposição de Luciana Santos, ex-deputada federal e atual vice-governadora de Pernambuco, tramita, no Senado, um projeto de lei que institui o dia 1º de agosto como Dia Nacional do Maracatu. A data, assim como em Pernambuco, visa fortalecer e evidenciar os elementos da cultura do maracatu que, atualmente, se manifestam quase todos os estados brasileiros e em diversos países, como Canadá, Inglaterra, França, Estados Unidos, Japão, Escócia, Alemanha, Espanha, entre outros. No momento, o projeto de lei aguarda a indicação do relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.