terça-feira, 22 de outubro de 2019




O município de Abreu e Lima é um daqueles municípios de grande importância na formação histórica de Pernambuco. Foi ali, por exemplo, que Vasco Fernandes de Lucena, depois de receber terras do donatário Duarte Coelho, instalou em 1548, um engenho de açúcar, o Engenho Jaguaribe, que acabaria dando origem ao município. Foi também ali que, séculos depois, já na povoação de Maricota (posteriormente distrito de Abreu e Lima), aconteceu a primeira batalha sangrenta da Revolução Praieira, movimento anunciado em Olinda a 07 de novembro de 1848. Com isso, a localidade ficou conhecida como "O Berço da Revolução Praieira".
.
As terras do Engenho Jaguaribe foram empossadas em 07 de janeiro de 1660, pela ordem religiosa de São Bento. O frei Bento da Purificação tomou posse, em Jaguaribe, das terras prometidas por uma senhora chamada D. Inês de Oliveira. Nessa propriedade, entre a estrada Velha e a Praia de Maria Farina, os beneditinos construíram a capela de São Bento, atualmente em ruínas, tornando-se o mais importante ponto turístico da cidade. .
A economia de Abreu e Lima tem como base o comércio, com destaque para o setor de alimentação. O município é um importante centro de compras, com influência sobre os moradores das cidades de Goiana, Itamaracá, Igarassu e Itapissuma. No artesanato local, destacam-se a tapeçaria, crochê, colchas de fuxico, pintura em tela, esculturas em madeira e em barro. Alguém de Abreu e Lima por aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário