Felipe Souto Maior/Secult-PE

2020 marca a volta de Lenine ao Marco Zero na segunda-feira de Carnaval
A Prefeitura da Cidade do Recife divulgou, nesta quarta-feira (22), a programação cultural promovida em toda a capital pernambucana. Entre os destaques deste ano, o Recife inaugura o sábado do protagonismo feminino no principal palco da cidade numa noite comandada apenas por mulheres com Dita Curva, Nena Queiroga, Gaby Amarantos e Elza Soares. Na noite de abertura, o tão amado brega recifense ganha protagonismo no Marco Zero com apresentação da Banda Musa. O ano marca ainda a volta de Lenine ao Marco Zero na segunda-feira de Carnaval e a chegada de um novo polo, no Poço da Panela.
Até o dia 25 de fevereiro, a Prefeitura do Recife fará jus à grandiosidade do evento, que enaltece a força do frevo e da cultura popular através dos homenageados, o maestro Edson Rodrigues e o Bloco das Flores. No período, 46 polos e mais de 2.700 apresentações irão espalhar alegria por toda a cidade.
Leo Caldas/Secult-PE

Nação Zumbi também fará parte do Carnaval do Recife 2020
Pelos polos artistas da terra como Nação Zumbi, Spok, Maestro Forró, Nena Queiroga, Almir Rouche, Maestro Ademir Araújo, André Rio e Silvério Pessoa. Ainda participam da folia recifense nomes nacionais como Lecy Brandão, Pitty, Zélia Duncan, Jorge Aragão, Skank, Jota Quest, Falcão, Fundo de Quintal e Monobloco. Nação Zumbi fará a alegria dos fãs em dois palcos.
Os bairros que terão polos este ano são: Brasília Teimosa, Linha do Tiro, Alto José do Pinho, Ibura de Baixo, Várzea, Cordeiro (Rua da Lama), Lagoa do Araçá, Campo Grande, Coelhos, Jordão Alto, UR-05 (Ibura), IPSEP, Roda de Fogo, Iputinga, Joana Bezerra/ Coque, Mustardinha, Barro, Santo Amaro/ Frei Casimiro, Areias, UR-2 (Ibura), Jardim São Paulo, Bomba do Hemetério, Chão de Estrelas, Nova Descoberta (Pátio da Feira), Casa Amarela e Poço da Panela.
Victor Jucá/Secult-PE

Priscilla Senna, a Musa, fará barte da noite de abertura no Marco Zero
Outro destaque fica por conta da ampliação da parceria entre a Prefeitura e o mais contemporâneo dos polos Carnavalescos, o Rec Beat. No aniversário de 25 anos de um dos festivais mais importantes da cena nacional, o polo da Alfândega ganha a ação “Frei Caneca FM” convida, na qual a emissora trará ao palco duas das atrações que marcaram a história do festival, que serão anunciadas em breve.
O espetáculo de abertura do Carnaval do Recife será comandado pelo músico Antônio Carlos Nóbrega que comandará um grupo músicos, dançarinos e artistas circenses em uma homenagem aos temas do imaginário popular nordestino. “Celebraremos o encontro da tradição e do contemporâneo, numa tentativa de recriar o universo popular”, diz o artista.
Nóbrega leva ao palco do Marco Zero uma apresentação que reúne música e dança, referenciada na cultura popular brasileira, do caboclinho ao cavalo marinho, passando pelo maracatu rural. O artista estará acompanhado de 10 músicos, que já costumam atuar com ele por suas andanças, 20 integrantes do grupo recifense Matulão de Dança, oito artistas circenses e quatro bailarinos que também fazem parte da trupe de Nóbrega.
Em seguida, os homenageados do Carnaval 2020, maestro Edson Rodrigues e Bloco das Flores saúdam o reinado de Momo com muito frevo. Maestro Forró dá continuidade à festa, com toda a sua irreverência e animação e a noite será encerrada pela Banda Musa, que irá colocar o Marco Zero pra dançar ao som do brega.
Confira a programação do Polo Marco Zero no Carnaval do Recife 2020:
Sexta (21)
Abertura
Maestro Edson Rodrigues e Bloco das Flores
Espetáculo de abertura – Antônio Nóbrega
Maestro Forró e convidados
Banda Musa
Sábado (22)
Dita Curva
Nena Queiroga e convidadas
Elza Soares
Gaby Amarantos
Domingo (23)
Karynna Spinelli
Gerlane Lops e o Samba de Bambas
Mariene de Castro
Segunda (24)
Almir Rouche
Skank
Pitty
Terça (25)
Lenine
Alceu Valença
Elba Ramalho
Spok e convidados
Orquestrão
Algumas atrações em outros polos do Carnaval do Recife 2020:
Arsenal: Zélia Duncan, Lecy Brandão, Banda de Pau e Corda, Lia de Itamaracá, Flayra Ferro e Quinteto Violado
Várzea: Paralamas, Fim de Feira, Falcão, Nena Queiroga, Maestro Forró
Pátio de São Pedro: Gabi do Carmo, Devotos, Geraldo Azevedo, Café Preto, Zélia Duncan e Lia de Itamaracá
Alto José do Pinho: Lenine, Josildo Sá, Devotos, Isaar e Maestro Forró
Campo Grande: Gaby Amarantos, Fundo de Quintal, Monobloco e Los Cubanos
Lagoa do Araçá: Fafá de Belém, Mombojó, Geraldinho Lins e Café Preto
Casa Amarela: Jorge Aragão e Elba Ramalho
Cordeiro: Lecy Brandão, Alceu Valença, Mariene de Castro e Silvério Pessoa
Ibura: Banda Musa, Fundo de Quintal e Fafá de Belém
Poço da Panela: Jorge Aragão, Silvério Pessoa e Benil
Brasília: Nação Zumbi e Falcão