quinta-feira, 9 de dezembro de 2021
Festival Varilux de Cinema Francês ocupa as salas de cinema de Pernambuco
Os cinemas do estado vão receber o Festival Varilux de Cinema Francês, que chega a sua 12ª edição em 2021. Depois de um ano com programação virtual por conta da pandemia, o evento volta a ser presencial. A programação inclui a exibição de dois clássicos e 17 longas-metragens inéditos e recentes, entre premiados e participantes de festivais internacionais, de 6 a 8 de dezembro, parte dessa programação ocuparão as salas do Cine São José, em Afogados da Ingazeira e Theatro Cinema Guarany, em Triunfo, este gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, além das salas do cinema MovieMax (Rosa e Silva), Cinemark (Shopping RioMar) e no Cinema da Fundação que receberão a programação completa.
Depois de um ano sem atividades, e uma grande baixa de movimentação de público e renda nos cinemas do Estado, o Varilux chega gerando grandes expectativas de retornar as atividades dos cinemas com conteúdo de qualidade, atraindo um bom número de visitantes durante esse período, acolhendo esta edição, dispostos a enfrentar com entusiasmo o desafio de voltar às salas de cinema conservando o respeito às normas sanitárias.
Para além de estimular a cooperação internacional, um dos objetivos é levar para essas salas do interior, filmes de um festival que acontece nacionalmente. “Entendemos que é muito importante levar festivais e possibilitar o acesso da população a uma diversidade de filmes, assim, cinemas de rua da capital e do interior recebem uma programação cultural e democratizamos o acesso ao evento no estado. Em anos anteriores, reabrimos algumas salas de cinema que estavam fechadas há muito tempo, com as sessões democráticas do Varilux. Realizamos uma parte da programação do Festival Varilux, em anos anteriores (2017, 2018 e 2019), em alguns municípios, tais como: Triunfo, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Caruaru e Palmares. Tal ação aconteceu em virtude da parceria estabelecida entre o Consulado da França em Recife e a Secult, por meio do Programa Cine de Rua. Neste ano em Afogados da Ingazeira fizemos parceria com a prefeitura municipal e com a Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, responsável pelo cinema.” Comentou Janaína Guedes, coordenadora executiva do programa Cine de Rua.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário