sábado, 21 de janeiro de 2023

AS PARÊAS

As Parêa é uma banda paraibana criada no final de 1999 que no ano seguinte já estava abrindo shows de Lenine. A contrapartida paraibana do manguebit, uma mistura de música popular com rock digna de Chico Science, rock-cocos, groove-cirandas, funk-bois e todas essas misturas modernosas, mas com o sentimento folclórico fortíssimo, longe de ter sido deturpado. Pra infelicidade geral da nação, a banda encerrou as atividades num último show no centro histórico em maio de 2009. O CD homônimo, de 2002, conta com participações e colaborações de grandes músicos paraibanos: Cátia de França, Chico César, Pedro Osmar, Escurinho, ChicoCorrea e vários outros. O resultado é de uma beleza indizível. De fato, é um dos poucos CDs que se pode acrescentar entre os adjetivos, além de "inovador", "criativo", "do caralho" e esses de praxe, um "bonito" bem enfático.
A banda paraibana “As Parêa” procura evidenciar a música brasileira, cheia de dosagens culturais implantadas nos ouvidos dos músicos desde a infância. O resultado é uma música mundi e contemporânea com composições próprias e de artistas renomados na Paraíba e no Brasil. Um trabalho de raízes fortes, fruto de muita pesquisa e imaginação. Suas influências são as mais diversas e suas composições tentam transmitir o elo entre a musicalidade primitiva e urbana, passando pela música erudita, étnica, folclórica, rock e a MPB: Um caldeirão rítmico e alquímico em ebulição. Com uma postura de vanguarda este grupo vem se destacando em festivais e colecionado prêmios.
“Queremos debulhar a cultura pela qual fomos formados; “As Parêa” é ao mesmo tempo, par e avesso da música já estabelecida, início e alvo para alcançar novos rumos”. Parelha: par; pessoa ou coisa igual ou semelhantes a outra. Emparelhar-se: igualar-se, aproximar-se. Cristiano Oliveira – Violão, Viola e Guitarra Mani Carneiro – Voz e violão Bruno Carneiro – Percussão Dal Zapata – Percussão Júlio César – Baixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário