segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

REISADO DE MARIA JACINTA

O Grupo Reisado de Maria Jacinta,nasceu como brinquedo popular, no terreiro da casa de Seu Pedro Belo e Dona Maria Jacinta, a mais de cinquenta anos,em Santa Maria da Boa Vista, cidade do Médio São Francisco.Com o marido que era sanfoneiro, o filho percurssionista e outras pessoas da familia, juntando cantigas e " partes " que " assuntava " de outros reisados vistos desde de sua infância,ela,na década de 60, montou com suas filhas ,um cortejo. Saiam da igreja matriz de Nossa da Conceição,e de porta em porta acordavam as familias desfiando as cantigas de saudação, " Me abra esta porta por nossa senhora".
Para brincar a folia de reis,e assim fundou o próprio grupo. No ano de 2017 a Mestra Maria Jacinta foi contemplada no Prêmio Cultura Populares do Ministério da Cultura. Hoje o grupo é composto por trinta integrantes, doze personargens, Agricultores,donas de casa, aposentados e estudantes, se transfiguram em personagens deste espetáculo popular. Três gerações se encontram neste espaço, avó,mãe e neta, dos treze aos oitenta e seis anos,também os amigos, vizinhos e os mais próximos.
O grupo constroe seu figurino, aprendem a executar instrumentos musicais e assim reinventam a tradição a cada apresentação. O grupo se apresentou em 2018 no Festival Canavial, na cidade de Aliança, na zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, em 2021, aos noventa e seis anos,recebeu o titulo de Patrimônio vivo da cultura pernambucana, a honraria foi pela dedicação de mais de 60 anos em manter viva a tradição popular. Pesquisa de textos de Alfredo Neto(Produtor Cultural) e g1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário