quarta-feira, 31 de maio de 2023

A cultura popular está de luto com o falecimento do Mestre Zé Duda, aos 84 anos de idade, no município de Aliança. O velório e sepultamento do artista devem ser realizados nesta quinta-feira (1º) de junho, na cidade de Goiana. Batizado como José Bernardo Pessoa, mas conhecido como Mestre Zé Duda, nasceu em Buenos Aires (PE), no dia 5 de março de 1939. Formado mestre no Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, brinquedo com quem esteve durante 41 anos e um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, Zé Duda levou a cultura popular pernambucana para várias regiões do Brasil, numa delas com Jorge Mautner, no projeto Maracatu Atômico Kaosnavial, e outros países, como a França, além de parcerias outros artistas como Jorge Mautner, entregando de corpo e alma sua voz e sua poesia inigualáveis.
“Zé Duda, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, em que estive tão recente. Encantou-se. Com ele vai toda uma história da cultura pernambucana, principalmente desses mestres valiosíssimos da Zona da Mata Norte. Fica também a memória e o seu legado, da sua poesia, da sua dança, da sua brincadeira, da sua iconografia. Que cada vez mais possamos valorizar e ao mesmo tempo construir um caminho de hereditariedade para que todos esses brincantes sejam eternizados através da continuidade de suas brincadeiras”, comentou o secretário de Cultura de Pernambuco, Silvério Pessoa.
Como dizia Mestre Salustiano, Zé Duda foi o peito de aço do Maracatu de Baque Solto. Que seu legado inspire tantos outros mestres em formação e que sua poesia seja eterna. Mestre Zé Duda era casado com a Mestra de Maracatu Gil, do Maracatu Feminino Coração Nazareno. Deixa esposa, três filhos, onze netos, doze bisnetos e um tataraneto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário