quarta-feira, 10 de maio de 2023

Jan Ribeiro/ Secult PE Celebra-se em Pernambuco, nesta quarta-feira (10), o Dia Estadual da Ciranda, Patrimônio Cultural do Brasil que, como elemento central da sua expressão, faz acontecer a união entre a música e poesia numa dança de roda. A data marca o lançamento de dois projetos com incentivo do Funcultura e que reverenciam essa manifestação cultural, uma coletânea de mestres e mestras de diversas gerações, com show de lançamento no Pátio de São Pedro, no Recife; e um documentário do Mestre Santino, considerado um dos mais antigos brincantes em atividade. Haverá também, nesta quarta-feira (9), o lançamento de uma coletânea de músicas de mestres e mestras, como Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco A celebração também terá outros dois eventos que reúnem vários nomes da ciranda e contam com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Um promovido pela Associação das Cirandas de Pernambuco em Carpina, na Mata Norte, no sábado (13); e outro no Recife, no domingo (14), promovido pela Associação do Coletivo de Cirandas de Pernambuco.
Jan Ribeiro/Secult-PEJan Ribeiro/Secult-PE Outra mestra cirandeira que participa da coletânea de músicas com incentivo do Funcultura é Cristina Andrade, da Ciranda Dengosa A coletânea “Cirandas de Pernambuco” teve a direção musical de Maciel Salú e conta com importantes nomes da ciranda em Pernambuco, como Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo do Estado, além das Mestras Biu e Dulce Baracho (também conhecidas como as filhas de Baracho), João Limoeiro, Anderson Miguel, Mestre Bi, Mestre Zé Dias, Josivaldo Caboclo, Mestre Hamilton, Mestra Cristina Andrade, Mestre Sérgio da Imperial, Mestra Margareth, Mestre Noé, Mestre Canarinho, Mestre Carlos Antônio e Mestra Elisete Souza. O álbum terá lançamento virtual e estará disponível em todas as plataformas de streaming e Youtube.
Jan Ribeiro/Secult-PEJan Ribeiro/Secult-PE
Um dos nomes da geração mais nova de mestres da ciranda, Mestre Anderson Miguel participa da coletânea e também da programação de apresentações no domingo (14), no Paço do Frevo, no Recife, com apoio da Fundarpe Outro lançamento previsto para o Dia Estadual da Ciranda é o lançamento virtual do documentário da circulação estadual do CD Santino Cirandeiro e Encontro de Gerações. Dirigido por Nilton Pereira, o filme mostra como foi a série de apresentações realizadas para promover o segundo álbum da carreira do mestre cirandeiro contemporâneo de nomes como Mestre Baracho, João Limoeiro e Zé Galdino. Com mais de seis décadas de dedicação à cultura popular, Mestre Santino é considerado um dos pioneiros da ciranda pernambucana.
Ricardo Moura/Secult-PERicardo Moura/Secult-PE As Filhas de Baracho também participam da coletânea de músicas e se apresentam em Carpina, no sábado (13), para celebrar a ciranda RODAS DE CIRANDA - Neste sábado (13), a comemoração é na cidade do Carpina, na Mata Norte, com shows dos Mestres Hamilton, João Limoeiro, Noé da Ciranda e das Mestras Biu e Dulce Baracho (as filhas de Baracho). O evento será realizado a partir das 19h30, na Praça São Sebastião, no Centro de Carpina, numa parceria da Associação das Cirandas de Pernambuco com a Prefeitura do Carpina e o Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe. O evento é aberto ao público.
Társio Alves/Secult-PETársio Alves/Secult-PE Outro nome que integra a coletânea é Noé Ciranda, que se apresentará junto a outros artistas em Carpina, no sábado (13) No domingo (14), o Paço do Frevo, no Bairro do Recife, recebe a Mostra do Coletivo de Cirandas de Pernambuco com a presença de grupos como a Ciranda Imperial, fundada em 1969, que convida a Ciranda Cobiçada; a Ciranda Dengosa, da Patrimônio Vivo Cristina Andrade, que convida Mestre Mago; Mestre Anderson Miguel, da Ciranda Raiz, que convida Mestre Biu Paizinho; Mestre Zeca Cirandeiro de Paudalho, que convida Dona Del; e Ciranda do Amaro Branco, do Mestre Arnaldo, que convida Mestre Juarez da Tabajara. A entrada é gratuita. Eric Gomes/Secult-PEEric Gomes/Secult-PE João Limoeiro também se apresenta em Carpina neste sábado (13) O Dia Estadual da Ciranda celebra a data do nascimento de Antônio Baracho da Silva, o Mestre Baracho (in memoriam), considerado um dos mais importantes cirandeiros de todos os tempos. O mestre nasceu no ano de 1907 em Nazaré da Mata, mas consagrou-se mestre de Ciranda e Maracatu no bairro de Caetés, em Abreu e Lima, deixando um legado imenso para a cultura popular pernambucana. Serviço: Dia Estadual da Ciranda Quarta-feira (10) Lançamento da coletânea Cirandas de Pernambuco | Plataformas de streaming e Youtube Lançamento da circulação estadual do CD Santino Cirandeiro e Encontro de Gerações Sábado (13/05) Praça São Sebastião, Centro de Carpina Ciranda de Sant`Anna As Filhas de Baracho João Limoeiro Noé da Ciranda Domingo (14) Paço do Frevo, Bairro do Recife Ciranda Imperial convida Ciranda Cobiçada Ciranda Dengosa convida Mestre Mago Ciranda do Amaro Branco convida Mestre Juarez da Tabajara Zeca Cirandeiro convida Dona Del Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte convida Mestre Biu Paizinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário