terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

SINHÔ PEREIRA/PARTE 2

Entrevista concedida a Luiz Lorena e Sá,em 1971, em Serra Talhada,Pernambuco. Com a palavra a baraúna:
LORENA-QUAL O MOMENTO QUE MARCOU SUA VIDA DE MANEIRA INDELÉVEL? SINHÔ -Foram tantos momentos dramáticos no meu trajeto que sería impossivel escolher um.
LORENA - QUAL SEU DIA DE MAIOR ALEGRIA ?
SINHÔ- Chegar em Serra talhada 50 anos depois e ser recebido por todos os parentes com carinho que me dispensaram,foi na verdade motivo de muita alegria.
LORENA - QUAL SEU DIA DE MAIOR TRISTEZA ?
SINHÔ-Estando em Lagoa Grande,distrito de Presidente Olegário/MG,recebi a noticia do falecimento de Luiz Padre.em Anapoles-GO,nem ao sepultamento Compareci
LORENA - VOCÊ TEM ALGUMA GRATA SATISFAÇÃO DO SEU TEMPO DE GUERRILHEIRO?
SINHÔ - Não,nasci para ser cidadão,casar-se e constituir familia.fui namorado da moça mais bonita do pajéu
LORENA -POR QUE SE ENVOLVEU NESSA TRAGÉDIA ?
SINHÔ - A impunidade em Vila Bela teve seu auge em minha juventude; do assassinato de Seu Né-meu irmão- nem inquerito foi aberto
LORENA - VOCÊ RECONHECE O QUE SEUS CONTERRÂNEOS FALAM DO SEU ESPIRITO GUERREIRO E DE SER O MAIS VALENTE ENTRE ESSES ?
SINHÔ - Havia homens valentes até a loucura,entretanto,brigavam para matar.Na hora de morrer,até fugiam do campo de luta.Naquelas circustancias,matar e morrer para mim,sería a mesma coisa;daí a diferença
LORENA - DESSES CONFRONTOS,QUAL VOCÊ TEVE MAIS PROVEITO ?
SINHÔ - A familia Pereira(Minha Familia) vivia atormentada em face de minhas ações,era imperativo mudar a face da história.
LORENA - QUAIS ODS FATOS QUE MAIS PERTUBAVAM VOCÊ ?
SINHÔ - Vários,no começo tudo que eu fazia errado dava certo,com o passar do tempo,tudo que eu fazia certo dava errado.
LORENA - ENTRE ESTES, VOCE PODERIA DESTACAR UM ?
SINHÔ - Sim, a morte de João Bezerra,em Bom Nome.Na forma que eu procedi.Acelerou minha decisão.O meu estado de espirito estava de tal forma que já não tinha condições de conduzir as ações do grupo que comandava.
LORENA- EM QUE CIRCUNSTANCIAS LAMPIÃO APARECEU EM SUA VIDA?
SINHÔ - Ele e os irmãos chegaram de Alagoas depois do assassinato do pai,disposto a confrontar com João saturnino,seu inimigo comum.Não tinham condições financeiras e nem experiências,procuraram-me e participaram de alguns combates com muita bravura.
LORENA - POR QUE VIRGULINO GANHOU O APELIDO DE LAMPIÃO ?
SINHÔ - Num combate, a noite, na fazenda quixaba, o nosso companheiro Dê Araújo,comentou que a boca do rifle de virgulino mais parecia um lampião.Eu reclamei dizendo que a munição era adquirida a duras penas.desse episódio,resultou no Lampião que aterrorizou o Nordeste.
LORENA - VOCÊ NÃO QUIS LAMPIÃO EM SUA VIAGEM PARA GOIÁS ?
SINHÔ - Ao despedir-me dele na Fazenda preá,municipio de Serrita/PE, pedi para não molestar ninguém da familia Pereira,ele prometeu e cumpriu,porém,não quis,entretanto,seguir viagem
para Goiás.
LORENA - DEPOIS DE INSTALADO EM GOIÁS,VOCÊ CONVIDOU LAMPIÃO PARA IR MORAR NAQUELA REGIÃO ?
SINHÔ - Sim,Quintas(meu irmão),foi o portador da carta,ele respondeu verbalmente,dizendo que não aceitava o convite para não me criar problemas.
LORENA-VOCÊ RECEBEU CONVITE DE ALGUÉM PARA ATACAR ANTONIO DA UMBURANA EM QUEIXADA(MIRANDIBA) ?
SINHÔ - Não,tudo aconteceu por minha conta e risco.
LORENA- E O SEU PROBLEMA COM ISNÉRIO IGNACIO, COMO ACONTECEU ?
SINHÔ - Naquele tempo chegou para se agrupar comigo o meu parente Luiz Pereira Nunes(Luiz do triangulo),acompanhado dos primos Chiquito e Teotônio do silveira,valente ao extremo.Depois várias refregas,explicou que estavam comigo porque foram escorraçados de sua propriedade na região de Santa Rita pelo primo Isnero Ignacio.Estavam se preparando para a desforra e esperavam o meu apoio .
LORENA - QUAL FOI A SUA REAÇÃO ?
SINHÔ - Ponderei que já bastavam as inimizades já existentes e que Sinhara,mãe de Isnero,era filha de tia Donana,figura considerada sagrada para minha mãe.
LORENA - E LUIZ DO TRIANGULO, COMO REAGIU ?
SINHÔ - Ficou contrariado,sem aceitar minhas ponderações,entretanto,concordou que eu fosse com Luiz Padre pedir a interferência de Antonio Ignácio de Medeiros,também primo de Isnero,Sr. Sebastião Ignácio de Oliveira,concordou.Isnero e Sinhara foram radicais,não aceitaram qualquer tipo de reconciliação,inclusive proibiram o primo Luiz do triangulo de voltar a sua propriedade.
LORENA - E DAÍ ,O QUE ACONTECEU ?
SINHÔ - Foi uma estupidez o que fizemos,ateamos fogo na fazenda Santa Rita,deixando em cinza o roçado,o canavial,o engenho,os currais e a casa da fazenda.
LORENA - DOS OFICIAIS DA VOLANTE QUE O COMBATERAM,QUAL O DE MAIOR RESPEITO ?
SINHÔ - O capitão José Caetano era um bravo.Intrépido e leal no mais duro da resfrega .
LORENA - QUAL O COMBATE MAIS DRAMÁTICO QUE VOCÊ PARTICIPOU ?
SINHÔ - Foi na serra da forquilha, numa semana que estavamos repousando.Éramos doze homens,cercados num casebre,por cento e vinte policiais. Sem outra alternativo bradamos para que segurassem as armas porque iriamos para a luta corpo- a- corpo e de corpo a punhal.
LORENA - O QUE ACONTECEU ?
SINHÔ - O que aconteceu? saltamos e fugimos ilesos.
LORENA - POR QUE A IDÉIA DE AVISAR AOS SITIANTES,NESSA E EM OUTRA OPORTUNIDADE,QUE CONTINUARIAM A LUTA ,MAS,NA VERDADE,ABANDONAVAM O REFÚGIO ?
SINHÔ - Enquanto aqueles prociravam entrincheira-se,nós fugiamos.
LORENA - VOCÊ VIAJOU PARA O PLANALTO CENTRAL DESPROVIDO DE RECURSOS FINANCEIRO ?
SINHÔ - Não, Isidoro Conrado e Né da Carnaúba financiaram a nossa viagem com dinheiro que comprariamos duzentos bois.
LORENA - EM DIANÓPOLIS,ONDE SE INSTALARAM,TUDO CORREU BEM ?
SINHÔ - Vivemos uma epopéia mais dramática do que aqui,expressar numa entrevista nem vale a pena...
.LORENA -POR QUE ESSA EXPRESSÃO ! "MINHAS NAVEGAÇÕES" QUANDO SABEMOS QUE NAVEGAR É PRÓPRIO DO OCEANO ?
SINHÔ - Ouviamos dizer que o mar é uma imensidão de água,e como a extensão de nossas desgraças não tinha limites, usamos a expressão de "nossas navegações."
LORENA - É VERDADE QUE VOCÊ PREVIU A GENEALIDADE DE LAMPIÃO ?
SINHÔ - Dos homens que deixei em armas no Pajéu,só Virgulino podia chegar a celebridade. Os demais eram formigas sem formigueiros.Minha profencia foi cabalmente comprovada.Lampião nada aprendeu comigo,já nasceu sabendo.

SINHÔ PEREIRA ERA UMA BARAÚNA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário