quarta-feira, 17 de março de 2010


               BANDA CABAÇAL IRMÃOS ANICETO


         Elas  são  a mais pura expressão da manifestação da cultura popular nordestina. A origem remontam às tradições Portuguesa,Africana e principalmente Indígenas,como é o caso da Banda cabaçal mais famosa do Ceará, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto do Crato,que tem descendência dos Indios Cariris. A caracteristica principal da banda é a formação com pifanos,zabumbas e caixas. Essas bandinhas ganham novos nomes conforme os estados,no estado da Bahia são  conhecidas como "Calumbi" ,já em Alagoas ganha o nome de "Carapeba" ,em Pernambuco Pifanos e no Ceará,Bandas Cabaçais. a mais antiga e tradicional do nordeste é a Banda de Pifanos de Caruarú dos irmão Biano, a muito tempo radicada em Sampa.
A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto do Crato,surgiu no século XIX  ,com o agricultor José Lourenço da Siva,que transmitiu seus conhecimentos musicais para filhos e netos. O grupo compõe inspirado no trabalho da roça e na observação do cotidiano da vida do sertão. Tocando em festas populares e religiosas como casamentos,batizados e procissões, a banda Cabaçal também tem muita representatividade no estado da Paraíba, e é um exemplo de resistência cultural, e popular e tradicional no nordeste. O ritmo tradicional tocado pelas bandas é o baião,porém ritmo mais tradicionais como valsa e  a marcha também são executados. Além da música, os  integrantes das bandas também dançam, incorporando movimentos intuitivos e teatrais a sua apresentação.
  E assim como aprenderam com o pai, não deixarão a música dos Anicetos  desaparecer. Os instrumentos da Banda são fabricados por ele mesmo,conforme o segredo que passam de geração para geração. A banda é formada por Antonio e Raimundo nos pifanos,cicero na caixa e Joval nos pratos e Adriano na zabumba. e assim tentam eternizar  o som da Banda Cabaçal do  Crato por séculos e séculos,Amém.

William Veras de Queiroz 2010 D.C - Santo Antonio do Salgueiro- PE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário