terça-feira, 2 de março de 2010

CASCABULHOS, A DEBUTANTE

" A Europa e a China estavam assombradas porque toda noticia que vinha do céu só falava que São João estava alegre,vadioso,espoucando e rabeando buscapé.Mandaram perguntar ao Papa, o Papa não soube responder. Mandaram perguntar ao diabo,o diabo também não. Até um menino pequenino,na frente de um jardim onde só plantava siriema de pescoço grande passou correndo e disse: Manda perguntar em Pernambuco.Vai ver que o Cascabulho mandou para ele uma porção de arraiais de São João erolados num embrulho, e aí a China sossegou e, dando a mão a Europa,São João dançou. E o Menino dizia : Tá vendo, O Cascabulho contribui para a paz universal,com buscapé é fogo no rastro." Amém.(texto de Tom Zé para o cd brincando de coisa séria).
O Cascabulho formou-se em torno da figura de Jackson do pandeiro,de que o grupo recriou diversas músicas. Revelação do Abril pro Rock de 1997,eles investem na tradição e no folclore,resgatando valores e ritmos poucos difundidos e misturando-os ao som urbano. O nome surgiu do abito que a vó do vocalista Silvério Pessoa tinha de alimentar os porcos com restos de frutas, o cascabulho. A banda, surgiu no municipio de Carpina, na zona da mata norte de Pernambuco. Em 1997,teve participação no Free Jazz e aparição na entrega do prèmio Sharp de Música,que homenageou Jackson do pandeiro,tornando-se conhecida no eixo Rio-São Paulo. O Cascabulho já levou sua mistura de ritmo para o Canadá e aos Estados Unidos. Com show no Summer stage Festival no central Park,recebeu elogios de Jon Pareles critico do New York Times.isso tudo antes de gravar o primeiro disco. O CD de estréia,Fome dá Dor de Cabeça,trás coco ,forró,maracatú,embolado por um espirito pop. Em 1999, o disco levou o prêmio Sharp na categoria Regional e a música "Quando sonhei que era Santo " o de melhor música também na categoria regional. Em 2000, o vocalista Sivério Pessoa deixou o grupo para fazer carreira solo,pondo em dúvida a continuidade do grupo. Mas, o grupo segui com nova formação. O CD " Fome Dá Dor De Cabeça" foi lançado em 2000 na Europa, pelo selo Piranha Records, e no Japão, pelo selo Nikita Records. Com Kleber Magrão nos vocais e companhia, foi gravado o segundo CD," É Caco De Vidro Puro" esse segundo disco mantém a fusão de ritmos tradicionais com elementos pop,permeando,não raramente,por arranjos jazzisticos. Conta ainda com a participação especial de TomZé,Naná Vasconcelos,Fred 04 e Marcos suzano. Em 2008, o grupo lançou o CD, "Brincando de Coisa séria " Que tem a participação de Zeca Baleiro,Júnior Tostoi e Carlos Malta. Em 2010, o grupo completou 15 anos de estrada e foi durante o carnaval Multicultural do Recife na Praça do marco Zero,a grande comemoração e apoteose da banda, e que de quebra ainda teve a participação de Jair Rodrigues,que veio para animar a festa dos Cascas.

William Veras de Queiroz 2010 D.C - Santo Antonio do Salgueiro - PE.

Um comentário:

  1. Caros amigos do Sol Vermelho, passada a adrenalina carnavalesca, eis que estou aqui não só para parabenizar a William e a todos, pelo ótimo conteúdo cultural do blog, como informá-los que no momento, estou garimpando um bom tema para meu próximo comentário. Abraços a todos!

    ResponderExcluir