sábado, 20 de março de 2010

EDUARDO ABRANTTES, O MENESTREL DA CAATINGA


    Competente  músico  que é,podería ter trilhado por  outros caminhos,e dessa forma,conhecer de perto as luzes e o glamour do showbizz nacional,mas ele não amava os Beatles e nem tão pouco os Rolling stones,e para o bem de todos e felicidade geral da nação; Ele afinou seu instrumento de corda pela violinha pulo de bode dos errantes cantadores do semi-árido nordestino,num verdadeiro pacto de orgulho e compromisso com a cultura popular.E assim, ele 
dedicou a seu Deus um canto novo, com suas trovas,puluxias e incelenças. Tornando o maior seguidor da obra  de Elomar Figueira Melo,o bardo das barrancas do Rio Gavião.
     Eduardo Abranttes,Paraibano,da cidade de Souza.municipio  encravado na mesoregião do sertão do estado que durante o ciclo das entradas no sertão,pertenceu ao dominio da casa da torre da Bahia,de Teodósio e Francisco Oliveira,donos das terras que constituia os vales dos Rios do Peixe e Piranhas,região que um dia também foi morada dos Dinossauros e que hoje tem um dos maiores sitios Arqueológico de pegadas preservadas do mundo.Foi no convivio  desse ambiente de tantos contos e histórias  que o menino Eduardo viveu sua infância e seguindo o fado de Cantador, num dia distante, colocou a viola no saco  e sobre as bençãos de Nossa Senhora dos Remédios foi prá terra da garôa,e,entre São Paulo e o Paraná ele fez história nos festivais de músicas de Toledo,Maringá,Sampa e tantos outros,defendendo a sua música e a cultura nordestina. Eduardo,móra a 28 anos,entre Olinda e Recife. Em 2005,gravou o CD,Cantigas do Sertão,um grande registro para a música regional,também no mesmo ano,integrou como cantor e compositor, o grupo de música experimental A Uzina. no ano de 2008, ele lançou o projeto " Do Sertão à Conquista " onde fazia uma leitura dinâmica e musical da obra do Mestre Elomar.   Eduardo Abranttes,segue a vida,soltando a voz na estrada,seguindo a sina dos cantadores. Ele tem um  público fiel  ,com  um trabalho autoral refinado e de muito bom gosto. Tem um repertório com base na MPB, com inserções de forró,maracatú e cantoria. Viva o Menestrel da Caatinga, viva a música popular.

William Veras de Queiroz 2010 D.C - Santo Antonio do Salgueiro-PE.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário