sábado, 19 de junho de 2010


DE ONDE VEM O BAIÃO ?

Em tempos de fulerage-music,dança da bicicletinhas,Aviões do "forró," Saia rodada e outras perolas,não custa parafrasear o poeta:de onde vem o baião?Vem de baixo, do barro, do chão? José Ramos Tinhorão,estudioso da música popular brasileira,diz que o baião teve a sua origem em um tipo de batida de viola dos repentistas chamado exatamente de baião. O dito cujo diz que,provavelmente o baião nasceu de uma forma especial dos violeiros da zona rural do Nordeste tocarem lundus,que por lá chegaram com o nome de baiano.De baiano à baião foi um pulo de vários acordes e notas. A opinião do pesquisador é reforçada ao lembrar de um depoimento prestado por Luiz Gonzaga,O Rei do Baião,à revista Veja,em 15 de março de 1972:"Quando toquei o baião para ele(Humberto Teixeira),saiu a idéia de um novo gênero.Mas o baião já existia como coisa do folclore.Eu tirei do bojo da viola do cantador,quando faz o tempero para entrar na cantoria e dá aquela batida,aquela cadência no bojo da viola. A palavra também já existia. uns dizem que vem do baiano,outros que vem de baia grande.Daí o baiano que saiu cantando pelo sertão deixou lá a batida e os cantadores do nordeste ficaram com a cadência.O que não existia era uma música que caracterizasse o baião como ritmo. Era uma coisa que se falava: "Dá um baião aí..." tinha só o tempero,que o prelúdio da cantoria.É aquilo que o cantador faz,quando começa a pontilhar a viola,esperando a inspiração."
Para reforçar a sua opinião,o pesquisador cita ainda a folclorista Marisa Lira,em um artigo intitulado Maião I,da série Brasil sonoro,publicado no jornal Diário de Noticias do RJ,em 1° de março de 1958,onde afirma:"O baião é de um modo geral o ritmo da viola sertaneja.Tanto que no Ceará,Pernambuco e Paraíba,tocar baião significa marar na viola o ritmo alegre  com que se acompanha os cantadores nos desafios, improvisos e pelejas."Ou seja,Tinhorão confronta opiniões de duas fontes distintas,ambas abalizadas,e confirma a coincidência de informações.
Seguindo essa linha de raciocínio e procurando chegar às condições que propriciaram a aceitação do baião no meio urbano brasileiro,Tinhorão destaca ainda a contribuição dada a esse processo evolutivo pelo maestro Cearense Luro Maia.Precocemente falecido em 1950,aos 37 anos de idade,ele percebeu a opulencia melódica dessa fonte da música regional,criando um ritmo chamado de balaceio,que já não era mais o ponteio das violas,embora  dela aproveitasse o ritmo chamado de balanceio,que já não era mais o ponteio das violas,embora dela aproveitasse o ritmo,e nem era ainda o baião estilizado da forma como o organizaram Gonzagão e Humberto Teixeira. A música Baião,lançada em 1946,por Gonzagão e Humberto Teixeira,onde,segundo Tinhorão," o novo gênero se apresentava ,de maneira muito feliz,com uma letra em que,além de acentuar essa novidade,ainda revelava claramente o seu propósito de servir com ritmo de dança." E assim o baião ganhou popularidade rapidamente,pela vitalidade do seu ritmo,e conquistava o Brasil e o exterior em meados  da década de 1940.

William Veras de Queiroz  2010 D.C -São José do Rio Piranhas-Paraíba.

Um comentário:

  1. Pense num BLOG rico da gota, em informações!!! Parabéns, Wíllian!

    Abraços,

    Elmo Oliveira.

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