quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

 UNIÃO DO ARTISTAS DA
TERRA DA MÃE DE DEUS

Em   2002,  a  família  Gomide  que viveu de forma itinerante por 29 anos decide morar em Juazeiro do Norte  com   a   missão  de  fortalecer  as  diversas manifestações     tradicionais      que     vinham    se extinguindo   na região. Através do convívio com os mestres   da   cultura   e  guiados pelas palavras dos mestres  da  vida  como  Padre   Cícero   que  disse que “cada  romeiro  deve   plantar   uma árvore  até que   o   todo   nordeste  volte   a ser uma floresta”, Padre Ibiapina “Nada Faltará” e o profeta Gentileza que pregou   “gentileza  gera  gentileza”,  a  Cia  Carroça de Mamulengos criou a União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus,  um movimento de vida e arte.  O Carroça acredita que para a cultura de um povo florescer é necessário    que   as   pessoas   que   a  pratiquem possuam fartura de corpo e alma. A União almeja assim, contribuir na construção de um país que seja verdadeiramente Mãe gentil de todos os seus filhos.Na sede da União    dos   Artistas,   no   bairro   João Cabral, adultos,  jovens e crianças encontraram a possibilidade de praticar dança, o canto, a música, o desenho, os bordados, o plantio e a leitura.
Hoje    dentro    da    União    dos    Artistas   da   Terra   da   Mãe   de   Deus   estão   formados: o reisado mirim   Menino   Deus,   a  banda   Cabaçal  Beata  Maria  de Araújo, os Bacamarteiros e maneiro pau José Lourenço, grupos que já estiveram em temporada na cidade do Rio de Janeiro em 2005, 2006 e 2008.
Além   dos   folguedos,   a   União   mantém   a   cooperativa   “Bordadeiras   da Mãe de Deus” e um amplo viveiro de mudas de flores e frutos cultivadas para distribuição gratuita nas romarias e arborização de praças e ruas da cidade.


A  União     dos     Artistas     é     um    movimento cultural  com sede em Juazeiro do Norte,no vale do Cariri   Cearense   que   se   mantém a duras penas através    do    incessante    trabalho   da   trupe dos Gomides ( Companhia Carroça de Mamulengos)  e colaboração e da contribuição de amigos, solidários e   parceiros   desse    sonho,  dos    que  acreditam na      educação      e     cultura   como   instrumento transformador   de  individuos  e  da sociedade. Um sonho   que   se   sonhou  junto   com os homens de boa vontade e que na certa todos colherão os frutos por   safras    e    safras,    desse  celeiro de talentos inesgotaveis na terra da Mãe de Deus,Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário