quarta-feira, 18 de abril de 2012

                                                                                 Descrição da Foto






   ZEZINHO DE TRACUNHAÉM-PATRIMÔNIO VIVO DE PERNAMBUCO

 O ceramista José Joaquim da Silva,conhecido como Zezinho de Tracunhaém,nasceu em 5 de julho de 1939,em Vitoria de Santo Antão,na Zona da Mata de Pernambuco. Quando pequeno,trabalhou no cultivo da cana-de-açúcar e como pedreiro,mas foi no inicio da década de 60,nas olarias de Tracunhaém,que se encantou pela modelagem do barro e resolveu se instalar na cidade,já famosa pela excelência na cerâmica artesanal.
Influenciado pelo trabalho da ceramista Lídia Vieira e,como gosta de afirmar,"inspirado por Deus",começou modelando figuras que  retratavam animais,homens do sertão,cangaceiros,camponeses,elementos presentes no seu cotidiano.Logo no início de sua produção,montou seu ateliê no centro de Tracunhaém,realizando depois sua primeira exposição na cidade de Nazaré da Mata.
Posteriormente,Zezinho decidiu se especializar em temas religiosos produzindo santos com altura que variam de 70 centimetros a dois metros de altura. Uma de suas imagens perfeitas é a de São Francisco com pássaros. Suas peças costumam apresentar riqueza em detalhes que acentuam o aspecto da coloração,geralmente vermelha de tonalidade brilhosa,aspecto que surpreende principalmente por nunca ter passado por uma escola de arte.
A modelagem das obras de Zezinho é  toda feita a mão,com o emprego apenas de uma espátula de madeira e outra de metal.
  Sua produção também se concentra em confecção de imagens oníricas,típica do imaginário popular. O artista mistura parte de objetos,com jarras,com cabeças de gente e pedaços de animais.
 Desde 2007 ele foi escolhido como patrimônio vivo de Pernambuco e atualmente vive no ateliê que montou no centro de Tracunhaém,onde vende e expõe sua peças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário