sexta-feira, 30 de novembro de 2012


                Mestre Vevel

 VIVA O BUMBA MEU BOI DO MESTRE VEVEL



Seja coordenador,confeccionando elegorias ou criando músicas para acompanhar o Bumba Meu Boi,Everaldo Lins - o mestre Vevel - é pura inspiração na arte de produzir e preservar um dos mais expressivos folguedos de Alagoas e do Nordeste. 
Natural de Maceió,mestre Vevel,produz e coordena a brincadeira de Bumba Meu Boi,no bairro do Poço,há 40 anos. A travessa Paraná,onde o mestre reside,dá nome ao boi que foi um dos primeiros a participar de concursos oficiais no Estado.Everardo Lins,Mestre Vevel,é brincante de Boi  desde os 18 anos de idade.Ele é reconhecido pelo Governo do Estado,por meio do Registro do Patrimônio Vivi de Alagoas,teve  a primeira participação em concursos de Bumba Meu Boi no ano de 1985.Segundo o mestre da cultura,foi responsável em introduzir as canções na brincadeira de Bumba Meu Boi. " Antes os bois se apresentavam somente com a percussão,sem música. Foi então que tive a idéia de fazer uma  música para animar mais a festa".afirmou. Depois deste concurso,Vevel criou suas próprias composições que ficaram conhecidas e passaram a ser solicitadas por outros grupos de Maceió.
 Em suas composições,Alagoas aparece exaltada em letras que mostram as belezas naturais , o povo e a cultura alagoana. "Faço enredos em diversos ritmos",conta.Além de coordenar o grupo de integrantes do boi e fazer as músicas,o mestre também se dedica na ornamentação do boi. Entre os adereços coloridos e brilhantes,que mestre Vevel dá forma - artesanalmente - aos bonecos dos bois. Mestre Vevel  que sempre mostrou a alegria do boi Paraná,atualmente assessora e orienta o grupo Bumbá Alagoano.O mestre preserva as raízes do boi. Como fruto de sua dedicação,jovens da comunidade já seguem o trabalho iniciado por ele na elaboração dos bois.






Nenhum comentário:

Postar um comentário