domingo, 31 de março de 2013

Marcelo Caldi – Foto Sérgio Bondioni


Época de Ouro recebe o músico Marcelo Caldi na Sala Funarte Sidney Miller (RJ)

Show em homenagem a Luiz Gonzaga faz parte do projeto Música na Cidade




O acordeonista Marcelo Caldi, que também é integrante do grupo LiberTango, será o convidado do conjunto Época de Ouro, no próximo dia 1 de abril, às 17h, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio. O músico, vencedor do Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, é considerado um dos responsáveis pela revitalização da sanfona e fará uma homenagem ao Rei do Baião. O show é transmitido ao vivo, pela Rádio Nacional AM (1.130KHz) e tem entrada gratuita. A apresentação semanal do Época de Ouro faz parte do projeto Música na Cidade, realizado pela Funarte.
As músicas “13 de Dezembro”; “Araponga”; “Pisa de Mansinho”; “Véspera de São João”; “Impertinente”; “Sanfonando”, “Luar do Nordeste” e “Seu Januário”, de Luiz Gonzaga, são alguns dos destaques do repertório que será apresentado por Caldi.
O Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, conquistado pelo músico, viabilizou o lançamento do CD e do livro de partituras cifradas dos choros compostos por Gonzagão nos anos de 1940, “Tem Sanfona no Choro”, editados pelo Instituto Moreira Salles (IMS). No CD, Marcelo faz a releitura de  sucessos como: “Qui nem jiló”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; “Vida de viajante”, de Luiz Gonzaga e Hervé Cordovil, dentre outros.
O conjunto Época de Ouro é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão). No show desta segunda (1º), o grupo apresenta “Praga de Sogra”, de Altamiro Carilho; “Sorris da minha dor”, de Paulo Medeiros; “Vê se gosta”, de Valdir Azevedo; “Rato Rato”, de Casemiro Rocha e Claudino Manuel Costa; “Simplicidade”, de Jacob do Bandolim; “Saudações”, de Otávio Dias Moreno; “Página de dor”, de Cândido das Neves (Índio) e Pixinguinha; “Curare”, de Bororó; “Sonoroso”, de K-Ximbinho; “Saudade de Ouro Preto”, de Antenógenes Silva e Alvarenga; “Mistura e Manda”, de Nelson Alves, “Deixa pra lá”, de Dante Santoro e “Cuidado com ele”, do músico José Toledo. Cristiano Menezes apresenta o programa, que também recebe pedidos de músicas dos ouvintes.
Sobre o acordeonista Marcelo Caldi
Desde o início da carreira, há 14 anos, Marcelo Caldi vem se dedicando a pesquisar e experimentar diversos estilos e tendências: o forró e o choro, o xote e o maxixe, o tango e o baião, o clássico e o popular. O resultado é uma trajetória artística marcada pela versatilidade e ousadia na criação de um diálogo inovador e contemporâneo junto aos precursores do chamado “choro nordestino”, sem dispensar as pitadas contemporâneas de jazz e o improviso, um dos destaques de seu show. O músico já se apresentou ao lado de grandes nomes da música como Gilberto Gil, Chico César, Elba Ramalho, Chico Buarque e Elza Soares, Zé Calixto, Geraldo Azevedo, Fabiana Cozza e Daniel Gonzaga, além de atuar como solista de acordeon em concertos com as orquestras Petrobras e Sinfônica do Recife.
Sobre o conjunto Época de Ouro
O conjunto Época de Ouro teve grande importância no movimento de resistência do choro na década de 1960, quando a bossa nova reinava quase absoluta no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de seu fundador, Jacob do Bandolim, em agosto de 1969, alguns compromissos foram adiados e o conjunto somente retomou suas atividades em 1973, a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo “Sarau”, no Teatro da Lagoa. Foi dali que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, e todo um movimento no país em busca de dar maior visibilidade ao choro.
Toda segunda-feira, das 17h às 19h, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o Época de Ouro e seus convidados, para o programa da Rádio Nacional, aberto ao público e com entrada franca. A utilização do espaço resulta de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes e a  EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Antes, o show era transmitido do auditório da Rádio Nacional, que atualmente passa por reforma. Foi no prédio da emissora, na praça Mauá, Centro do Rio, que muitos talentos da música foram revelados.
Projeto Música na Cidade – Programa Época de Ouro
Convidado da Semana: Marcelo Caldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário