sábado, 11 de janeiro de 2014



         Mapeamento dos Terreiros Ciganos


Em um convênio assinado no último dia 23 de dezembro de 2013, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e o Instituto Nobilis firmaram parceria para o desenvolvimento do Projeto Terreiros Ciganos, que tem o objetivo de identificar, mapear e registrar as expressões culturais oriundas da integração entre a religiosidade Cigana e Afrodescendente no Brasil.

O projeto vai produzir uma exposição itinerante sobre a mescla cultural representada pelos Terreiros Ciganos no Brasil que unem o Candomblé e a Umbanda - de matriz africana - com as práticas rituais do povo cigano; um documentário de cerca de 40 minutos sobre o tema e a criação de um portal na internet para a divulgação dos trabalhos realizados e interação com o público interessado.

É um projeto de demanda espontânea registrado no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SiCONV) e receberá um apoio de R$ 224 mil do Fundo Nacional da Cultura (FNC), além de uma contrapartida do proponente de R$ 56 mil a ser prestada em bens e serviços culturais. Tem entre os seus objetivos o propósito de promover o respeito pela diversidade das expressões culturais e a conscientização do valor da cultura cigana em âmbito local, nacional e internacional.

O público alvo é composto por integrantes de Terreiros Ciganos existente no país, sendo que a pesquisa, o documentário e a exposição serão realizados com participação direta de membros de seis Terreiros Ciganos pertencentes à Associação de Umbanda e Candomblé da região de Codó, no estado do Maranhão. O alcance do trabalho, porém, será muito maior, pois trata-se de uma ação de mapeamento e difusão de uma vertente da cultura brasileira ainda pouca conhecida da população do país.

"Fiquei muito feliz em poder contar com o empenho da ministra Marta Suplicy em assinar o projeto de valorização da Cultura Cigana, ação que se integra ao escopo do Programa Cultura Viva", comemorou a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultura do MinC, Márcia Rollemberg. A secretária lembrou que o projeto traz ações de valorização da diversidade brasileira e de inclusão cultural, dando visibilidade à cultura do povo Cigano, que entre os Povos Tradicionais do Brasil é a mais excluída.

(Texto: Patrícia Saldanha, SCDC/MinC)
(Foto: Kleide Teixeira - Ciganos Calon de Sousa/PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário