quarta-feira, 23 de julho de 2014



Em Serrita no ano de 1971, no terceiro domingo de agosto, o Padre João Câncio dos Santos, com apoio de Luiz Gonzaga e o violeiro repentista Pedro Bandeira realizaram a primeira Missa do Vaqueiro – dezessete anos depois da morte de Raimundo Jacó – no mesmo lugar onde encontraram o seu corpo.

O município de Serrita está situado na microrregião de Salgueiro, no alto sertão pernambucano, a 566 km da capital Recife.
A Missa tornou-se uma das maiores manifestações culturais de todo o Sertão. Em 24 de outubro de 1974 foi inaugurado o Parque Nacional do Vaqueiro, em seu interior foi construído um altar de pedra em forma de ferradura, onde o padre celebra a missa, vestindo algumas peças da indumentária do vaqueiro.
Participam os vaqueiros de todos os estados nordestinos. Homens, mulheres, jovens e velhos, montados nos seus cavalos, com o orgulho estampado no rosto e vestindo o gibão, se juntam em frente ao altar da ferradura para assistir a missa que é dividida em duas partes: Liturgia da Palavra e a Liturgia da Eucaristia.
A Liturgia da Palavra começa com a primeira leitura, feita por um leigo, depois as leituras do Novo e Velho Testamento. Em seguida o padre faz a leitura do evangelho, a homilia e a oração do credo.
A Liturgia Eucarística divide-se em: ofertório, consagração e comunhão. No momento do ofertório os vaqueiros deixam no altar, objetos do cotidiano, como o gibão, cela, chicote, arreios e instrumentos usados no pastoreio. Durante o ofertório eles aboiam, cantando a importância de cada peça. A consagração é o momento auge da Missa, seguido da comunhão.

Quando a Missa termina é que começa outro ritual, a confraternização com queijo, rapadura, farinha de mandioca e carne seca. Alimento que segura o dia-a-dia do vaqueiro na caatinga.
Em torno da tradição religiosa, os festejos profanos com festas, pegas-de-bois e vaquejadas antecipam a missa.
Todo terceiro domingo do mês de agosto, os anjos cantam no vento quente, que afina entrecortando a mata do sertão, anunciando mais uma festividade sertaneja. E no romper do dia o vaqueiro se apronta e cavalga aboiando, pelas estradas do sertão em direção à célebre Missa do Vaqueiro.
Os cânticos da Missa foram criados por Janduhy Finizola, em 1976 e intitulados de Rezas do Sol para a Missa do Vaqueiro, gravado pelo Quinteto Violado, tornou-se um espetáculo que percorreu o Brasil e chegou até à Europa. Dr. Janduhy, um dos grandes parceiros do Rei do Baião é um potiguar de Jardim do Seridó, que há muitos anos mora em Caruaru, onde exerce a medicina e transpira seus poemas através da música. Os cânticos são divididos em: Cântico de EntradaKirie EleisonaGlóriaCredoOfertórioSanctus, Sanctus;Pai NossoComunhão Canto da Despedida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário