Hoje tem Índia Morena!
Patrimônio Vivo de Pernambuco, a circense comemora 71 anos de idade neste 13 de julho
O circo pernambucano não seria o mesmo sem a graciosidade e entusiasmo de Índia Morena. Ela, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco, completa hoje 71 anos de vida, sendo 61 deles inteiramente dedicados às artes circenses. E o Cultura.PE parabeniza essa mulher fundamental para a cultura do nosso estado.
Quando criança, foi catadora de crustáceos no mangue do Recife para ajudar no sustento da casa, tendo abandonado a vida familiar quando, ao ingressar pela primeira vez num palco, venceu o concurso de calouros promovido pelo Circo Democratas, no ano de 1952. Não conseguiu depois disso viver longe dele. Índia Morena saiu de casa em julho de 1953, contrariando sua mãe, e integrou a trupe de artistas do Circo Itaquatiara.
De acordo com a própria artista, o título de Índia Morena veio por meio de duas questões diferentes: primeiramente por conta da sua semelhança física e do parentesco com o povo indígena, bem como pela admiração que ela possuía por uma artista circense, que assistiu quando era criança e que se chamada Linda Morena. Em seus longos anos de palco, Índia Morena passou pelo trapézio voador, escada giratória, ara vertical, tendo se firmado, no entanto, como contorcionista. O Gran Londres Circo, atualmente, é seu lugar de trabalho, também liderado pela mesma.
Em 2006, Índia Morena recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, um justo reconhecimento pelo seu talento e pelo trabalho desenvolvido durante anos em favor da arte e da cultura pernambucana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário