sábado, 30 de agosto de 2014



TADEU MATHIAS

Esse paraibano da Chapada da Borborema,tocou violão aos 5 anos de idade em Campina Grande ,cidade onde nasceu no ano da graça  de 1959.A precocidade é algo pertinente a vida de Tadeu Mathias que aos 14 anos já tinha se familiarizado com o tablado do teatro da sua Campina, aos 16 atuou num grupo foclorico, o grupo participou do tradicional Festival de Violeiro com sua memorável representação de Zé Limeira - o poeta do absurdo com reconhecimento de todos os cantadores.


Mudou-se para a capital Joao Pessoa em 1978 onde se tornou cantor e compositor profissional quando fez o show Baiao de 2  em parceria com a recém chegada de sua primeira incursão pelo  Rio de Janeiro,Elba Ramalho que encontrou em Tadeu (então com 18 anos) o parceiro ideal para fazer o show.

Falando musica foi o show que fez em parceria com o compositor Ivan Santos e o percussionista Firmino que lavaria ao brasil em vôos mais altos.
A voz de Tadeu Matias foi sempre o seu cartão de visitas e ele sempre se destacou como ótimo cantor,sendo reconhecido por importantes nomes da Musica Popular Brasileira como Alceu Valença,Marina Lima,Djavan, Caetano Veloso,Emílio Santiago,Geraldo Azevedo,Lenine,a própria Elba Ramalho e a grande maioria das pessoas que tiveram oportunidade de ouvi-lo.






Tadeu lancou cinco discos em sua carreira que foram Geraluz em 1981, Zuada de Boca em 1983, Sentimentos e Blues em 1985,em 1987 foi a vez de Vida Real e É pra contagiar,esse em 1995. Também participou de vários projetos: Baque Solto, Asas da América do compositor caruaruense Carlos Fernandes,projeto Novo Canto. CD das novelas De quina pra lua e Deus nos acuda ,da Rede Globo de Televisão(onde compos música homônima) além de compor,produzir ou simplesmente interpretar em jingles e varias campanhas  Brasil afora.

Criou musicais para teatro compondo as 14 cancões do musical Os Duelistas com Mario Frias e André Segatti direcão musical de Jorge Fernandes ,em 2002.
Criou e produziu a trilha sonora da peça Dê uma chanca ao amor de Heloisa Perisse,com Mario Frias e Nivea Steman. Trabalhou como ator/cantor na opereta Os meus Baloes em 2002 de Karem Acyole.

Sobre cancão de sua autoria, a atriz Claudia Raia dançou um Pás de Deux. No espetáculo Não Fuja da Raia. Depois de 9 anos estudando canto e técnica vocal com a renomada Professora Maria Helena Bezzi e com a atual coordenadora do curso de canto do conservatório brasileiro de música do Rio de Janeiro Patricia Peres,tem-se dedicado ao ensino do canto dando aulas e fazendo preparação vocal de vários artistas como Tânia Alves,Elba Ramalho,Geraldo Azevedo,Mario Frias,Nivea Stelman,Roger Gobeth,Juliana Silveira,Paulo Oliveira,Marcos Menado LS Lack,Rafael Almeida,Ze Henrique do yahoo,alem de varios cantores iniciantes que atende em domicilio ou no seu Espaco Musical em Copacabana,Rio. Tambem no conservatório Brasileiro de Música onde deu aula em 2009,na escola IATEC,na Barra da Tijuca ou ainda em igrejas que o contratam para preparar as vozes dos seus grupos de louvor.
Ministrou workshop sobre técnica vocal sobre sua técnica vocal na renomada Livraria FNAC,filial do Rio de Janeiro / Barra da Tijuca com lotacão esgotada,na 1 Igreja Congrecional e na 1 igreja Batista Leandro Itaguai,na Fenart 2010 ministrou seminário semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário