segunda-feira, 20 de abril de 2015


       70 ANOS DE EDNARDO


José Ednardo Soares Costa Sousa,nasceu na capital da terra dos verdes mares,sobre um ceu de abril e a mata em flor,mais precisamente no dia 17,do  ano da graca de 1945 , é um cantor e compositos cearense, compositor da canção Pavao misterioso. Ednardo é pai da atriz Joana Limaverde.Ednardo iniciou a carreira musical em Fortaleza, Ceara, no início da década de 1970, juntamente com outros artistas conterrâneos, como Amelinha,Belchior e Raimundo Fagner. Já no início da carreira, venceu o Festival Nordestino da Música Brasileira, momento a partir do qual passou a ter maior projeção na cena musical cearense. Atualmente possui projeção internacional, sendo suas músicas tocadas em vários países da  Europa,America Latina e EUA. Lançou 14 álbuns musicais e fez várias parcerias, possuindo mais de 300 músicas compostas. Atua também no  teatro e cinema, onde compõe inúmeras trilhas musicais.

Ednardo teve importantíssimo papel no cenário musical cearense, com grande contribuição para a promoção da cultura,musica e artistas do Ceará. Em 1979, em plena Ditadura Militar, foi protagonista do movimento Massafeira, que reuniu vários artistas cearenses, inclusive o poeta sertanejo Patativa do Assare , no Teatro j§ose de Alencar, onde foi gravado o disco homônimo.
Dentre seus maiores sucessos constam: Terral, Ingazeiras, Lagoa de Aluá, Longarinas, Artigo 26, Pavão Mysteriozo, Enquanto Engoma a Calça, Flora, A Manga Rosa, Beiramar, Carneiro, etc. Suas músicas tem sido interpretadas por vários cantores da Musica Popular Brasileira, como  Nonato Luiz,Vania Abreu,Amelinha,Belchior Ney Matogrosso,Elba Ramalho,Raimundo Fagner, dentre muitos outros.

Ednardo é autor de várias trilhas musicais de cinema e tv. Repercute até hoje no Brasil e exterior a música Pavão Mysteriozo, trilha de abertura da novela Saramandaia TV Globo, (Dias Gomes com Direção de Walter Avancini), e dos filmes: Luzia Homem, (Fábio Barreto); Tigipió; O Calor da Pele, (Pedro Jorge de Castro); Cauim (Ednardo), onde produz, roteiriza e dirige o filme homônimo ao disco Cauim; Na novela Tocaia Grande - sobre obra de Jorge Amado - TV Manchete, (Walter Avancini), realiza a música de cordel de encerramento do folhetim e participa como ator no personagem Cantador, no capítulo final.

Em "Luzia Homem", além de realizar trilha musical, Ednardo também é ator no personagem Poeta de Cordel, o filme teve bilheteria recorde no Brasil, sucesso na Europa,  Festival de Huelva - Espanha, Festival de Cannes-Paris, e Estados Unidos, em rede coast to coast de TV.
Em "Tigipió" - A trilha musical, é premiada nos festivais de Karlov Vary / Checoslováquia, e em Verona / Itália, o filme foi ao ar em rede de TV na Iugoslávia. Em "O Calor da Pele" - a trilha obteve aplauso e público no Festival Internacional de Cinema da Argentina e nos Festivais - Cine Ceará, em Fortaleza e no Festival de Cinema de Brasília.
Em "Cauim", com Direção, Roteiro e Música de Ednardo, evidencia a proximidade do Artista com o Cinema, foi projetado em todas as apresentações de Shows 78 / 79, junto ao disco de mesmo título.
Aura Edições Musicais produziu Especiais de TV com Ednardo, transmitidos em rede nacional: Ednardo - Ceará Quatro Estações; Ednardo - Especial.  Programas plenos de músicas, em VHS que serão em breve, lançados em DVDs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário