sexta-feira, 17 de abril de 2015




Banda Cabaçal de Cajazeiras, Paraíba, anos 1950, passando em frente ao antigo Hotel Oriente, que ficava na esquina da Rua Tenente Arsênio, e na outra esquina aAção Católica era esquina da Rua Padre Rolim.

As bandas cabaçais, também conhecidas como bandas de pífanos, são grupos com repertório de música popular instrumental. De formação variada, compõem-se tradicionalmente de quatro integrantes, com instrumentos de sopro e percussão: pífano, zabumba e caixa, sendo verificados também em alguns grupos tocadores de instrumentos como a sanfona, triângulo e os pratos, que se apresentam nas animações das festas religiosas e outros festejos comemorativos das suas localidades.
A imagem acima, registrada nos anos 50, é um importante documento histórico para se entender como se comportou a formação da Banda Cabaçal de Cajazeiras, uma tradição popular que rompeu preconceitos e adversidades do tempo e que por incrível que pareça, continua viva. A sua aparição ao público, mesmo que acanhada, se deu com mais frequência nos anos 80 com a instalação do antigo Núcleo de Extensão Cultural da UFPB, uma incubadora de promoção de cultura na região de Cajazeiras, que congregava uma Escola de Teatro, Atelier de Artes, Coral Universitário, Central de Artesanato e um extensivo trabalho de resgate de grupos folclóricos adormecidos que trouxe a tona entidades como o Grupo de Reisado, a própria Banda Cabaçal e até Brincantes de Mamulengos da zona sul da cidade - mais precisamente do Bairro de Capoeiras.
Fonte O Nordeste portal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário