quarta-feira, 13 de maio de 2015



                     FERNANDO LONA
Em 1962, participou do programa musical das Casas Ernesto, em cartaz na TV Itapuã por seis meses.
Teve sua composição "Lamento de Justino" (c/ Orlando Sena) incluída na trilha sonora do filme "Grito da Terra" de Olney São Paulo, lançada em compacto duplo pela CBS em 1963, primeiro registro de seu trabalho como compositor. Ainda nesse ano, participou, como ator, da peça "A exceção e a regra", de Bertold Brecht.
Apresentou-se, como cantor, nos shows "Terra de ninguém", título de uma de suas canções, e "Ofício de cantar", montados em Salvador.
Fez parte dos shows "Nós, por exemplo" e "Nova bossa velha e velha bossa nova", este último contando com a participação de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethania e Tom Zé.
Continuou compondo e atuando em peças teatrais.
Em 1966, em parceria com Geraldo Vandré, classificou-se em primeiro lugar no Festival Nacional de Música Popular da TV Excelsior (SP), com a marcha rancho "Porta estandarte", interpretada por Tuca e Airto Moreira. Nessa época, mudou-se para São Paulo e participou, como ator e compositor, da peça "O desembestado", dirigida por Ariovaldo Matos.
De volta a Salvador, atuou em "Arena conta Zumbi", de Gianfrancesco Guarnieri, e em vários filmes nacionais.
Em 1977, lançou os cordéis "Romance desastroso de Joseano e Mariana" e "A gesta do boi menino", com ilustrações de Calazans Neto. Ainda nesse ano, participou em São Paulo do espetáculo "De cordel a bordel", atuando como cantor, dançarino e declamando versos de sua autoria.
Morreu no final do ano de 1977, em acidente na Rodovia BR 116.

Nenhum comentário:

Postar um comentário