sexta-feira, 24 de julho de 2015

"O Massacre de Angico - A Morte de Lampião"

Espetáculo dirigido por José Pimentel ocorre ao ar livre, em Serra Talhada.

Peça também aborda episódios da vida do cangaceiro, segundo a direção.



O espetáculo teatral ao ar livre "O Massacre de Angico - A Morte de Lampião"  encenado a partir da quarta-feira (22) em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. Com texto de Anildomá Willans de Souza e direção de José Pimentel, a peça será apresentada até o dia 26 de julho na Estação do Forró, localizada no Centro da cidade.
Espetáculo “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião" (Foto: Divulgação/ Ascom)Cena do espetáculo teatral ao ar livre 'O Massacre de Angico - A Morte de Lampião' (Foto: Divulgação/ Ascom)

Com traços cinematográficos, a peça reconta a morte do cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva - aos 41 anos. Ele seguiu o movimento entre as décadas de 1920 e 1930, para vingar a morte do pai. “Temidos por uns e idolatrados por outros, os cangaceiros serviram como denunciantes das péssimas condições sociais daquela época, tanto que a honra e bravura de Lampião foram decantadas pelos poetas populares, ao mesmo tempo em que o governo o via como uma doença que precisava ser eliminada”, detalhou a direção do espetáculo, em material divulgado à imprensa.
O massacre de Angico faz alusão à emboscada preparada por militares ao bando de Lampião. A determinação foi do então Presidente da República Getúlio Vargas. A direção revela ainda que outras fases da vida do cangaceiro são abordados durante a encenação, a exemplo do encontro com o padre Cícero para receber a patente de capitão do Exército Patriótico; a convivência com a esposa, Maria Bonita; episódios vivenciados durante a festa da cabroeira quando dançava xaxado e coco; e a traição de Pedro de Cândida.

O elenco conta com artistas locais e outros do Recife e Olinda. A atriz e cantora Roberta Aureliano, alagoana que mora no município sertanejo, interpreta Maria Bonita. O ator e dançarino Karl Marx encorpora o protagonista.
“[...] trata-se de uma personagem que mexe com a imaginação das pessoas, que influenciou a cultura popular sertaneja, os valores morais e até o modo de viver do nosso povo […] Este trabalho [...] é quase uma missão de vida, ainda mais quando se trata de cangaço, tema polêmico que gera divergências, contradições e até preconceitos”, revela o protagonista, também por meio do material divulgado.

ServiçoEncenação do espetáculo teatral O Massacre de Angico - A morte de Lampião
Local: Estação do Forró, sem número, Centro
Período: de 22 a 26 de julho
Acesso: Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário