O Centro Cultural Farol da Vila promove, entre os dias 14 de novembro e 30 de dezembro, a 16ª edição do tradicional Encontro Pernambucano de Coco. A programação, que terá sua abertura na noite deste sábado (14), na Praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, também contempla a Praia do Carmo, em Olinda e o Pátio de São Pedro, no Recife, com shows, exposições fotográficas, roda de mestres, homenagens, lançamentos, exibições de filmes, entre outras atividades gratuitas.
“O festival é detentor de prêmios pelo Ministério da Cultura e reconhecido nacionalmente como um evento pioneiro da cultura popular do coco de roda, que prioriza o movimento do coco em todas as suas vertentes, indo da música e formação cultural, até a cadeia do artesanato da matéria prima do coco”, ressalta o produtor cultural Marcos Moraes, gestor da iniciativa criada em 1998.
Ao longo dos seus 16 anos de existência, o festival possui como principal intuito, resgatar, fomentar e preservar a tradição do coco de roda no Estado. Originado em Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, o evento também é detentor de um vasto acervo fotográfico e de audiovisual, possibilitando que a cada ano o mesmo seja repassado ao público interessado nas raízes culturais do segmento. A iniciativa conta com o incentivo do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, além das prefeituras de cada cidade onde a programação acontece.
Programação:
Cabo de Santo AgostinhoSábado, 14 de novembro
Na Praia de Gaibu,  a partir das 19h, o espaço cultural da Associação dos Moradores de Gaibu recebe o Cine Cocada Exibe, com o documentário ‘Mestre do Coco de Pernambuco’;
Às 20h, tem apresentação cultural do Coco de Roda Cabo de Santo Agostinho.
Quinta-feira, 10 de dezembro
Às 10h,  lançamento da exposição fotográfica ‘Memória do Coco PE’, na sede do Centro Cultural Farol da Vila, em Gaibu;
Às 15h, acontece a solenidade de reabertura e revitalização do Ponto de Cultura Farol da Vila Coco de Pontezinha, onde ocorrerá também a participação acústica de vários artistas populares no espaço, em formato pocket show.
Às 18h, tem o Cine Cocada Exibe, com o ’12º Encontro Pernambucano de Coco II’
Sábado, 19 de dezembro
No Palanque do Coco de Pontezinha, a partir das 21h, acontecem as apresentações de coco de roda, com a participação de grupos e artistas como os Mestres da União Olindense do Coco de Roda, Coco Renascer, Coco do Mestre Goitá e Mestre Ricco Toadas.
Olinda
Sábado, 12 de dezembro
Na Praia do Carmo, em frente à colônia de pesca (beira-mar), o Cine Cocada Exibe levará ao público, a partir das 20h, o documentário ‘Mestre do Coco Pernambucano’;
Às 21h, começa a Sambada do Coco de Roda, com shows dos Mestres da União Olindense do Coco de Roda Pernambucano, Coco de Praia e Mestres do Coco Pernambucano.
Recife
- De 16 a 30 de dezembro, o Pátio de São Pedro recebe a exposição ‘Memória do Coco PE’, no Núcleo da Cultura Afro-Brasileira

.
Sábado, 26 de dezembro
Às 15h, tem apresentação do grupo Roda de Mestres do Coco PE, no Pátio de São Pedro;
Às 17H30, será exibido na Casa do Carnaval de Pernambuco, localizada no Pátio de São Pedro, o documentário ‘A Hora do Coco – Selma & Convidados.